MUPA oferece oficinas online para crianças 11/08/2020 - 15:32

Desde o mês de junho deste ano, o Museu Paranaense vem oferecendo ao público infantil uma série de oficinas que dialogam com os temas de exposições e com o acervo do museu. As oficinas vão ao ar a cada 15 dias nas redes sociais do MUPA e são criadas pelo setor educativo, pensadas especialmente para que as crianças possam desenvolver atividades em suas casas juntamente com suas famílias, mantendo uma conexão lúdica com o espaço museológico.

A primeira oficina lançada teve inspiração na arte rupestre, uma das áreas de pesquisa do Departamento de Arqueologia do MUPA. As crianças participantes da oficina foram convidadas a registrar seus cotidianos e a projetar as sombras de desenhos na parede, em uma livre associação com as representações pictóricas da pré-história.

Já na oficina seguinte, as crianças aprenderam a fazer exsicatas caseiras. Exsicatas são amostras de plantas ou algas que são prensadas e, em seguida, secadas em uma estufa, com temperatura apropriada para o material. Posteriormente, essas amostras são fixadas em uma cartolina de tamanho padrão (A3) acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal. A proposta do educativo foi conectar essa oficina para apresentar as exsicatas que são apresentadas na mostra Ephemera/Perpétura, do MUPA, além de ensinar sobre importantes coleções dessas amostras documentais de plantas, como a coleção do pesquisador botânico sueco Per Karl Dusén.

Na oficina Cadernos de Pesquisa, as crianças aprenderam um pouco sobre diários de campo como uma importante ferramenta para pesquisadores de diversas áreas, como antropólogos, historiadores e químicos. Além disso, o vídeo trouxe também detalhes sobre os cadernos de campo do engenheiro, fotógrafo e cineasta Vladimir Kozák – material que faz parte do acervo do MUPA e até hoje é uma rica fonte de informações valiosas para os pesquisadores contemporâneos. Nesta oficina, as crianças aprenderam como fazer um caderno de campo a partir da técnica do origami.

A próxima oficina está no ar a partir desta quinta-feira, dia 23 de julho, e tem como tema as máscaras indígenas do acervo do museu. Em todas as oficinas, os participantes são convidados a compartilhar seus resultados no Instagram e marcarem o @museuparanaense na postagem.

SERVIÇO – Oficinas online do MUPA

Material disponibilizado gratuitamente a cada 15 dias nas redes sociais do Museu Paranaense. Instagram: @museuparanaense. Facebook: Museu Paranaense