Rituais indígenas e a construção do corpo

O Museu Paranaense, desde sua fundação, em 1876, vem reunindo um importante acervo etnográfico e imagético representativo de diversos povos indígenas do Brasil e da América do Sul. Nesta mostra apresentamos os ritos de passagem dos povos Tikuna, Karajá e Kayapó, representados através da pintura corporal, documentada por Vladimir Kozák, e dos objetos como as plumárias e máscaras, presentes na decoração e transformação dos corpos dos índios durante seus elaborados rituais.


Menina Karajá
Menina Karajá exibindo pintura e tatuagem tribal
Aldeia Santa Isabel do Morro - Ilha do Bananal - Tocantins
Foto: Vladimir Kozák - 1954



A coleção de máscaras Tikuna, do noroeste amazônico, foi doada ao Museu Paranaense em 1933 pelo coronel Temístocles de Souza Brasil. Grande parte das coleções Karajá e Kayapó de plumária, cerâmica, entre outros objetos, foi comprada do cineasta e fotógrafo Vladimir Kozák e do indigenista João Américo Peret entre as décadas de 1950 e 1960. As imagens das atividades cotidianas e rituais desses povos foram captadas por Vladimir Kozák durantes suas viagens de pesquisas no Pará e na Ilha do Bananal, em Tocantins.
A exposição também é composta por uma coleção de bonecas Karajá oriundas do extinto Museu Coronel David Carneiro, cujo acervo foi adquirido em 2004, pelo Governo do Estado do Paraná.


pintura corpotal kayapó
Pintural Corporal - Kayapó Kuben Kran Ken
Aldeia da Cachoeira da Fumaça, Pará
Foto Vladimir Kozák - 1954


Prétito festivo dos Tikuna
Préstito Festivo dos Tikuna - Spix e Martius. Viagem pelo Brasil - 1817-1820

Para mais informações acesse o Folder completo da Exposição Rituais indígenas e a construção do corpo - disponível em formato .pdf

Serviço
Exposição “Rituais Indígenas e a Construção do Corpo”
Curadoria: Maria Fernanda Maranhão - Setor de Antropologia
Lúcio Araújo - Setor de Ação Cultura
Período expositivo: 2014 até 24 de julho de 2016
Entrada Gratuita

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3304-3300
www.museuparanaense.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: