Paraná Espanhol

parana espanhol

No dia 6 de junho, sexta-feira, às 19h, o Museu Paranaense inaugura a mostra Paraná Espanhol. A mostra traz detalhes históricos sobre os primeiros europeus que estiveram no território que viria a ser o Paraná. Uma exposição de impacto sensorial e informativo em celebração a Copa do Mundo e à seleção de futebol espanhola, atual campeã do mundo, que se hospedará na capital.

A mostra ressalta o mundo que o Império Espanhol encontrou, no século 15, na região em que hoje se desenvolveu o Paraná, com sua natureza, seus habitantes e a cultura local. Será mostrado o estilo de vida dos moradores nativos da região, contrastado com o novo ambiente das cidades espanholas de Ontiveros, Ciudad Real del Guairá e Villa Rica del Espiritu Santo. Também o intenso trabalho dos jesuítas junto às populações indígenas, protegendo-as dos ataques dos bandeirantes paulistas, e os novos conhecimentos que introduziram no cotidiano destes povos. Além da fundação de um primeiro núcleo de europeus em Paranaguá, por imigrantes espanhóis, a busca de ouro nos rios da serra rumo a Curitiba e a permanência da cultura ibérica no Estado.

Compõem a mostra instalações, banners, fotografias, painéis e textos, além de objetos de origem arqueológica, histórica e de grupos indígenas do Paraná, existentes no acervo do Museu Paranaense. Ao todo serão mais de 250m2 de área expositiva, em 10 espaços do andar térreo do principal prédio do museu. Estruturas modulares serão projetadas para viabilizar a itinerância da exposição, que depois de Curitiba irá para Londrina e Maringá. Na abertura da mostra serão lançados os volumes 3 e 4 da Coleção Teses do Museu Paranaense: “A herança de um tesouro”, de Claudia Inês Parellada, e “Águas Batismais e Santos Oléos”, de Tatiana Takatuzi.

Convite lançamento livros


Serviço
Exposição Paraná Espanhol
Abertura: 6 de junho, às 19h
Período expositivo: até 14 de setembro de 2014
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 - São Francisco. Curitiba - PR
Informações: (41) 3304-3300

Paraná Espanhol
O Grande Êxodo - Euro Brandão - 1982
Fonte: SEEC
Recomendar esta página via e-mail: