Liberdade, soberania, democracia: Polônia, 25 anos

Cartaz Exposição Polônia - Liberdade Soberania e Democracia

No dia 4 de junho, quarta-feira, às 19h, abre no Museu Paranaense a exposição “Liberdade, soberania, democracia: Polônia, 25 anos”. Com a mostra será possível conhecer detalhes significativos da história recente do país que nas últimas décadas conquistou e fortaleceu sua posição dentro da comunidade europeia e no mundo. Diferente de outras nações, a Polônia tem sido protagonista importante nas mudanças que influenciaram o mundo ainda no século 20.

Com curadoria de Dulce Osinski e Everly Giller, a exposição traz jornais, cartazes e fotografias cuidadosamente escolhidos para mostrar o quão importante foi o papel da Polônia e de seus filhos ilustres e anônimos na transformação e configuração do mundo atual.

No país, a luta do sindicato Solidariedade pela liberdade, soberania e democracia, que começou em 1980, foi um acontecimento decisivo para a queda do Muro de Berlim em 1989, o final da Guerra Fria e ordem internacional existente, de confronto político-militar entre os dois polos hegemônicos pós 2ª Guerra Mundial. O Mundo Bipolar daria lugar ao Mundo Multipolar que conhecemos hoje. Nomes como Lech Wałęsa – Nobel da Paz de 1983 – e Karol Wojtyla – o carismático Papa João Paulo II, canonizado neste ano – ultrapassariam as fronteiras da Polônia para serem reconhecidos no mundo e entrarem para história em virtude da força política e religiosa de cada um deles.

Além de Curitiba, a exposição ocorre simultaneamente em outras partes do mundo. Segundo o cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Sr. Marek Makowski, e a presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, Sra. Schirlei Freder, esta foi a maneira encontrada para relembrar a história do país e homenagear a expressiva colônia polonesa existente no Paraná e no Brasil.

Com realização do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da Casa da Cultura Polônia Brasil, apoio do Museu Paranaense, Sociedade Polono-brasileira Tadeusz Kosciuszko e Braspol a exposição vem para coroar a força, a garra e alegria que o povo polonês carrega consigo, adjetivos que os ajudaram a iniciar uma nova etapa da história plena de esperança e que tornou possível a conquista da liberdade, da soberania e da democracia polonesa.

Mais informações:
Casa da Cultura Polônia Brasil
Site: http://poloniabrasil.org.br/


Serviço Exposição “Liberdade, soberania, democracia: Polônia, 25 anos”
Abertura: 4 de junho, às 19h
Até 6 de julho de 2014
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 - São Francisco. Curitiba - PR

Informações: (41) 3304-3300
Entrada gratuita


Liberdade, soberania, democracia - Polônia 25 anos
Recomendar esta página via e-mail: