Laboratório de Conservação e Restauro - LACORE

O LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO - LACORE trabalha com a conservação preventiva, atuando na higienização dos objetos do acervo do Museu Paranaense. Os problemas de deterioração são diagnosticados,  junto com os dados coletados diretamente das peças, como: dimensões, autoria, período, materiais da composição, além da verificação das técnicas utilizadas nas intervenções anteriores.

Com isso, detectam-se as causas da degradação da peça e uma descrição completa é construída, reunida e documentada; desde os primeiros processos de identificação até às intervenções definitivas de conservação e restauro.

O LACORE atua também no controle da climatização das salas, participa das montagens de exposições temporárias, preparando o acervo selecionado para exibição.

Metas

O LACORE tem como principal meta priorizar a conservação, evitando ao máximo quaisquer interferências nas peças; no entanto, quando necessário as peças são restauradas para compor adequadamente o acervo.

Para os trabalhos de restauro o departamento utiliza técnicas modernas de intervenção, possui um laboratório próprio e profissionais devidamente treinados para a exucação dessas metas.

Parcerias

Além disso, também atende pesquisadores e técnicos de outras instituições públicas para estreitamento de parcerias e disseminação do conhecimento na área, necessários para a correta conservação do patrimônio público de interesse da sociedade em geral.

Mais informações: 41 3304-3331 ou 41 3304-3334, ou também pelo email: deisefm@seec.pr.gov.br

Recomendar esta página via e-mail: