Notícias

25/06/2015

Exposição “Moedas Romanas: Coleção acervo do Museu Paranaense”

A exposição “Moedas Romanas: Coleção acervo do Museu Paranaense” é composta por 29 moedas de diferentes épocas, a partir do século 5.º a.C. em período anterior ao Império Romano. Trata-se de acervo raro, com alguns exemplares desconhecidos de grandes museus internacionais, o que vem despertando o interesse de especialistas da França, Espanha e Inglaterra.

Acredita-se que algumas dessas moedas, como tantos outros objetos, tenham vindo na bagagem das grandes levas de imigrantes que vieram ocupar o Paraná. Portugueses, italianos, franceses, espanhóis, ingleses, alemães, poloneses, ucranianos e russos, entre outros povos que se instalaram nas colônias próximas à capital.

Das 29 moedas que compõem esta coleção há vários exemplares cunhados nos séculos 2.º, 3.º e 4.º, da era cristã, em excelente estado de conservação. Duas moedas, de grande formato, chegam a se assemelhar a medalhas, que remontam aos tempos de Roma Republicana, nos séculos 4.º a 6.º a.C. Por fim, há pelo menos seis moedas reconhecidas como sendo do século 15.

Serviço
Exposição “Moedas Romanas: Coleção acervo do Museu Paranaense”
Mostra de longa duração
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 - São Francisco. Curitiba - PR
Informações: (41) 3304-3300
www.museuparanaense.pr.gov.br

Fonte: SEEC
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.