Notícias

21/09/2017

Museu Paranaense comemora aniversário com exposição sobre a imigração no Paraná

Vladimir KozákO Museu Paranaense (MP) completa 141 anos no dia 25 de setembro e, para comemorar a data, preparou uma série de atividades para o domingo, dia 24, a partir das 10h da manhã. Destaque para a abertura da exposição “Imigração no Paraná”, um panorama dos imigrantes que fazem do Estado um território multiétnico. A entrada é gratuita.

“O Paraná é uma terra de imigrantes, das mais diversas origens. Suas culturas características e estratégias de sobrevivência, tão variadas, forjaram o perfil do nosso Estado. Faltava ao Museu Paranaense uma exposição de longa duração que homenageasse a riqueza de suas raízes. Venha conhecer um pouco da história e da vida dos povos que compõem o Paraná”, convida o diretor do museu, Renato Carneiro Jr.

Alemães, árabes, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, judeus, poloneses, russos e ucranianos, assim como outros grupos que vieram em menor quantidade, contribuíram para a construção material, cultural e simbólica do Paraná. E esse movimento migratório no mundo contemporâneo continua motivado por diferentes razões. Neste início do século XXI, o Paraná segue acolhendo grupos oriundos de vários continentes, como os haitianos, sírios, senegaleses, chineses, coreanos, nigerianos, angolanos, moçambicanos, e tantos outros.

Esses imigrantes almejam inserção social, econômica e cultural e, da mesma forma, buscam o direito do reconhecimento de sua condição étnica diversa. A experiência dessas populações resulta em um significativo encontro de alteridades, estabelecendo uma pluralidade cultural, simbólica, científica e tecnológica.

Para tornar possível a realização dessa exposição, o Museu Paranaense contou com a contribuição de instituições públicas e privadas, e muitos paranaenses que são fruto dessa miscigenação cultural. Colaboraram no trabalho de tradução: Abdallah Hani Mustafa Abukaff (CELIN/UFPR), Akinao Fukaya (CELIN/UFPR), Blanca Hernando Barco, Blima Lorber, Bruno Quadros e Quadros, Carmen Teresa Garay Diaz, Casa do Imigrante Holandês, Claudia Römmelt (Goethe-Institut, Curitiba), Friederike Winterstein (CELIN/UFPR), Geni Cohen, Ir. Marlena (CELIN/UFPR), Isabel Cristina Kukulka Xavier, Jeanine Campelli, Marouane Merizak, Museu Ucraniano de Curitiba e Natalina Stamile (CELIN/UFPR).

E no suporte à produção, foram parceiros: Adebayo Abidemi Majaro, Arquivo Público do Estado do Paraná, Casa da Memória | Diretoria do Patrimônio Cultural | Fundação Cultural de Curitiba, Casa do Imigrante Holandês, Cônsul Honorário da República do Senegal Ozeil Moura dos Santos, Consulado-Geral da Polônia de Curitiba, Consulado-Geral do Japão em Curitiba | Akemi Ferreira, Emílio Carlos Boschilia, Federação Ucraniana do Paraná, Gamal Oumairi, Instituto Cultural Judaico-Brasileiro Bernardo Schulman, João Urban, Leônidas de Deus Bueno, Marcelo Andrade e Roseli Boschilia (UFPR).

Além da abertura da exposição, a equipe do MP preparou outras atividades para o domingo, como a apresentação musical do dueto Duo Ânima, a gincana “Brincando com a história” e ainda a visita mediada especial. Parte da tradição do MP, a visita mediada no dia do aniversário é conduzida pelos funcionários e colaboradores caracterizados com indumentárias de época. Uma forma de envolver os visitantes na atmosfera histórica do museu.

Duo Ânima
O dueto formado por Camila Moro (vocal) e Leonardo Salgado Pires (violão) surgiu em 2016. Tem por mote a pesquisa e a divulgação da ampla produção musical brasileira e latina. Na busca de uma rota alternativa à reprodução dos circuitos dos bares, conta com um trabalho cuidadoso na escolha e na elaboração dos arranjos, prezando pela artesania do som acústico e pelo contato intimista com o público. No repertório, composições de Cartola, Elomar, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Guinga, Baden Powell, Belchior, dentre outros.

Serviço
Aniversário de 141 anos do Museu Paranaense
Domingo | 25 de setembro | a partir das 10h
Abertura da exposição “Imigração no Paraná”
Gincana “Brincando com a história”
Apresentação musical Duo Ânima
Visita mediada especial
Entrada gratuita

Fonte: SEEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.