Notícias

03/12/2018

Secretaria da Cultura realiza o 8º Encontro Paranaense de Museus

O encontro acontece no auditório Loureiro Fernandes, no Museu Paranaense

Encontro de MuseusEncontro de MuseusA Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), promove hoje (3) e amanhã (4), o 8º Encontro Paranaense de Museus e o 1º Encontro dos Museus Casa. Os eventos reúnem diretores e técnicos de museus de todo o Estado com o objetivo de trocar experiências sobre os desafios e soluções para a manutenção do patrimônio e dos museus.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, fez a abertura do evento e falou sobre a troca de experiências. “Encontros como estes servem para que as boas práticas sejam compartilhadas e multiplicadas. Com isso, podemos conhecer novas formas de gerenciar os espaços, preservar, expor, mediar e tornar acessível nossos acervos e patrimônio cultural”, completa Fiani.

Segundo o Coordenador da Cosem, Renato Carneiro Jr, a troca de experiências colabora para a melhora dos museus do Estado. “É um momento especial para debatermos e compartilharmos práticas para melhorar nossos museus e espaços culturais, valorizando nossas histórias e memórias”, diz.

Ainda pela manhã de hoje, os participantes puderam assistir à palestra “Perspectivas de pesquisas em museologia – um estudo sobre as coleções de Wanda Hanke e Betty Meggers em museus brasileiros” com Mariana Moraes de Oliveira Sombrio. À tarde, especialistas de Curitiba e Londrina, e também do Rio de janeiro, Rio Grande do Sul participaram da mesa-redonda sobre os “Museus brasileiros”.

Na programação da tarde, às 16h, acontece a mesa-redonda “Desafios sociais dos museus”, com a participação de especialistas no tema de Brasília. No encerramento deste primeiro dia de atividades, terá uma visita guiada ao Museu Paranaense.


Confira a programação desta terça-feira

Nesta terça-feira (4), a partir das 9h, acontece a palestra “Museu Casa de Rui Barbosa: a casa como personagem” com Aparecida Marina de Souza Rangel. Esta apresentação vai contar com a mediação de Débora Russo, diretora do Museu Casa Alfredo Andersen, que acaba de passar por reforma e foi transformado em museu casa.

Ainda pela manhã, convidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Corpo de Bombeiros tratam da segurança dos acervos, na mesa redonda “Medidas preventivas e salvaguarda de acervos”.

Às 13h30 tem a mesa-redonda “Educação museal: função educativa dos museus”, com Neusa Cassanelli (MP), Carlos Reiss (Museu do Holocausto), Claudia Stoicov e Karina Marques (Museu Oscar Niemeyer). Na seqüência, às 16h, acontece a mesa- redonda “Acessibilidade ao patrimônio cultural”.

O encerramento será às 18h30 com o lançamento dos livros Os antigos gregos no acervo do Museu Paranaense de Renata Senna Garrafoni, Modelando condutas: educação católica em escolas masculinas de Roseli Boschilia, e Os Arautos da dissolução: o imaginário anticomunista na imprensa regional Paraná, década de 1940 de Marcos Gonçalves. Depois acontecerá a inauguração do novo circuito de longa duração com cinco exposições: Arqueologia no Paraná; Indígenas do Paraná; Tropeirismo; Autoridade e Justiça no Século XIX; e Negros do Paraná.

Museu Paranaense
Auditório Loureiro Fernandes
Rua Kellers, 289 | São Francisco | Curitiba/PR
Informações: www.cosem.cultura.pr.gov.br | www.museuparanaense.pr.gov.br | cosem@seec.pr.gov.br | (41) 3304-3300

Fonte: SEEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.