Notícias

16/05/2019

MIS-PR e Museu Paranaense promovem debates sobre preservação e memória neste fim de semana

Mesas-redondas ocorrem no sábado e domingo a partir das 14 horas, com entrada franca

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e Museu Paranaense (MP) promovem neste fim de semana (dias 18 e 19 de maio) o "Museus em Diálogo" — a ação conjunta entre os museus estaduais integra a 17ª Semana Nacional de Museus proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Zoólito
Zoólito em diabásio esculpido com forma de peixe proveniente de sambaquis da costa sul brasileira. Coleção Lange de Morretes. Acervo Museu Paranaense.

No MIS-PR, a mesa-redonda “Casa, arquivo e cinema: espaços e tempos da memória” vai debater no sábado (18) a preservação e manipulação de coleções pessoais a partir do acervo da colecionadora Raghnild Borgomanero, que mantém a maior coleção de fósseis na América Latina. Sua história foi contada no documentário "Ovos de Dinossauro na Sala de Estar", do cineasta Rafael Urban, filme que ganhou prêmios como melhor documentário de curta-metragem em festivais como o Endinburgh Intl. Fest.

Além de Raghnild e Urban, estarão presentes a curadora e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), Ana Rocha, e o geólogo Paulo César Manzig. O técnico do acervo do MIS-PR, Gerson Ferreira, será o mediador.

No domingo (19), a conversa no Museu Paranaense abordará a interação entre acervos científicos e museológicos com a arte contemporânea na mesa "Memória e ciência: desdobramentos na arte contemporânea". Participam do debate o artista Marcelo Moscheta, a curadora Maria Beatrice Trujilo e a coordenadora do Setor de Arqueologia do Museu Paranaense, Claudia Inês Parellada, doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). A mediação será da jornalista e produtora Rafaela Tasca.

As duas mesas-redondas têm entrada franca.

Itatiaia
Obra Equalizador para horizontes distantes - Itatiaia de Marcelo Mosqueta

Serviço
Museus em Diálogo
Sábado (18), das 14h às 16h no MIS-PR (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro).
Domingo (19), das 14h 16h no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – Centro).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.