Notícias

19/06/2019

Contraste entre o Japão tradicional e contemporâneo entra em exposição no Museu Paranaense

“Tóquio Antes/Depois” abre na próxima terça, dia 25 de junho, inaugurando novo espaço do museu dedicado a mostras visitantes

Na próxima terça-feira, dia 25 de junho, às 19h, o Museu Paranaense abre a mostra fotográfica “Tóquio Antes/Depois”, uma seleção de aproximadamente 80 obras com fotografias de Tóquio no período de 1930 a 1940 ao lado de fotos atuais, capturadas a partir de 2010. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de 2020 na cidade, a ideia é apresentar a capital do Japão por meio do olhar de 11 fotógrafos japoneses. A curadoria é do crítico e historiador de fotografia, Kotaro Iizawa. A entrada é gratuita.

Foto de Yasuko Nojima. Revista Koga (Light Pictures), 1932.
Foto de Yasuko Nojima. Revista Koga (Light Pictures), 1932.

A ocasião marca também a inauguração de um novo espaço do Museu Paranaense dedicado a receber mostras de curta duração. “A criação de um espaço com características arquitetônicas mais flexíveis do que as salas expositivas que se localizam no edifício histórico, o Palácio São Francisco, possibilita ao museu receber exposições de conteúdos múltiplos, com características que vão além dos objetos históricos pertencentes ao acervo. A criação desse novo espaço, dentro do complexo museal, reforça, mais uma vez, a preocupação dessa instituição em abrir um diálogo contínuo de seu acervo com propostas e conteúdos externos”, explica a diretora do Paranaense, Gabriela Bettega.

A mostra
Com mais de 30 milhões de habitantes, a Grande Tóquio (que abrange a metrópole de Tóquio e as províncias de Saitama, Chiba e Kanagawa) é uma das maiores megalópoles do mundo e seu crescimento ocorreu de forma natural, sem planejamento urbano. Além disso, sofreu grandes transformações no decorrer dos anos, desde a Restauração Meiji, em 1868, passando pelo Grande Terremoto de Kanto, em 1923, como também os bombardeios nos anos 1940 e 1945 durante a Segunda Guerra Mundial.

“Tóquio é algo vivo, no modo que cresce constantemente, troca de pele e se transforma. O ritmo simultâneo de construção e destruição está cada vez mais acelerado. É extremamente difícil compreender e expressar fielmente esse gigantesco caos, que anula todo o significado das coisas. A fotografia que detém a objetividade e a subjetividade, talvez tenha forte efeito nesta circunstância”, comenta o curador Kotaro Iizawa.

Foto do projeto
Foto do projeto "Today’s Levitation" de Natsumi Hayashi. Série de fotos onde eram captadas imagens de Hayashi saltando em vários locais, dando a impressão de estar flutuando no ar.

Antes/Depois
A exposição é dividida em duas partes, apresentando os trabalhos dos fotógrafos que capturaram Tóquio na década de 1930 em contraste com os trabalhos dos dias atuais.

Na primeira parte são apresentadas as fotos publicadas na revista de fotografia “Koga” com contribuição dos fotógrafos Yasuzo Nojima, Iwata Nakayama, Ihei Kimura e Nobuo Ina. Também da década de 1930 é o livro de fotos “NIPPON”, organizado pela Nippon Kobo. Liderado pelo fotógrafo Yonosuke Natori, integram Ihei Kumura, Ken Domon, Shihachi Fujimoto, entre outros, que fizeram fotos em destaque, enquanto Goro Kumada foi responsável pelo design. Fechando o período “Antes” estão ainda os cliques de Kineo Kuwabara, na época ainda um fotógrafo amador, com uma série de fotos instantâneas do centro de Tóquio.

Os trabalhos apresentados na segunda parte são de Nobuyoshi Araki, Daido Moriyama, Mika Ninagawa, Shintaro Sato, Shinya Arimoto, Natsumi Hayashi, Motoyuki Daifu e Kenta Cobayashi. Apesar de pertencerem a gerações e estilos diferentes, produziram fotos com Tóquio como tema principal, cada qual com suas peculiaridades.

Itinerante
A exposição itinerante é promovida pelo Consulado-Geral do Japão em Curitiba em parceria com o Museu Paranaense e a Fundação Japão, organização vinculada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, que tem por objetivo promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países desde 1972.

Serviço
Abertura da exposição “Tóquio Antes/Depois”
Dia 25 de junho de 2019, às 19h
Período expositivo: até 21 de julho de 2019
Entrada gratuita

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
(41) 3304-3300

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.