Notícias

13/09/2019

Contribuição de Alexander von Humboldt para a ciência é tema de palestra no Museu Paranaense

Geógrafo, naturalista e explorador alemão lançou as bases da geografia e geofísica modernas

Há 250 anos nascia o alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), importante pesquisador e explorador na época em que a ciência apenas começava a se desenvolver de forma sistemática. Cientista polivalente, contribuiu em diferentes áreas como a etnografia, antropologia, física, geografia, geologia, botânica, entre outras. A vida, a obra e o pensamento de Alexander von Humboldt são temas de palestra no Museu Paranaense no dia 21 de setembro, às 10 horas, conduzida pelo professor Paulo Astor Soethe da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do link bit.ly/palestrahumboldt.

Retrato de Alexander von Humboldt de Friedrich Georg Weitsch, 1806.
Retrato de Alexander von Humboldt de Friedrich Georg Weitsch, 1806.

Humboldt é considerado o segundo descobridor da América. “Ao empreender expedições científicas na América Latina, lançou os fundamentos para a geografia e a geofísica modernas e deu contribuições decisivas em outras áreas de conhecimento, na pesquisa sobre a natureza e o espaço. O segundo descobridor da América vislumbra o continente sob o olhar das ciências, ampliando o horizonte das relações entre atividade científica, cultura e sociedade”, explica Soethe.

Palestrante
Paulo Astor Soethe (1968) é professor de Língua e Literatura Alemã na UFPR, em Curitiba. Autor de estudos sobre Heinrich Böll, Heinrich, Thomas Mann e João Guimarães Rosa, dedica-se à formação de professores de Alemão para a rede pública de ensino no Brasil e ao estudo de periódicos brasileiros em língua alemã. Foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt em 2005 e 2006 em Tübingen, e desenvolve projetos sobre as relações literárias entre Brasil e Alemanha. Traduziu obras, entre outros, de Jürgen Habermas, Karl-Otto Apel e Heinrich Böll.

Serviço
Palestra “Alexander von Humboldt, 250 anos: a Ciência entre dois mundos e duas épocas” com Paulo Astor Soethe
Dia 21 de setembro de 2019 às 10h
Inscrições gratuitas até 20/09: bit.ly/palestrahumboldt

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.