Notícias

23/07/2014

Exposição no Museu Paranaense traz detalhes sobre a vida de Ney Braga

exposição ney braga


À frente de órgãos municipais, estaduais e federais, o político paranaense foi um dos mais importantes do século 20
 
Abre na sexta-feira, 25 de julho, às 17h, no Museu Paranaense (MP) a mostra “Ney Braga – Acervo Pessoal e Político”. Por meio de objetos, documentos e fotografias é possível conhecer detalhes da trajetória pessoal e política de Ney Braga. Na ocasião também será assinado o termo de doação das peças ao Museu Paranaense. A entrada é gratuita.
 
Ney Braga nasceu na Lapa, em 1917, era militar e teve grande importância na política paranaense no século 20. Foi prefeito de Curitiba, deputado federal, senador, governador por duas vezes, ministro da agricultura, da educação e cultura, além de presidente da Itaipu Binacional. Uma de suas principais contribuições ao Paraná foi o lançamento de programas de infraestrutura para os setores da energia e transportes, considerados marcos de inovação.
 
As peças que fazem parte da exposição integravam o acervo do Memorial Ney Braga, inaugurado na Lapa em 2005. Com o fechamento do espaço, em 2009, parte do material foi danificado. No início de 2014 os herdeiros de Ney Braga, juntamente a Prefeitura da Lapa, buscaram apoio do Museu Paranaense para melhor conservação do acervo. As peças foram então higienizadas, identificadas e listadas pela equipe do museu.
Aproximadamente 1.500 itens como placas, troféus, medalhas, comendas, diplomas, documentos, fotos, entre outros, compõem o acervo que será doado ao Museu Paranaense para que permaneçam à disposição de toda população.
 

Ney Braga

 
Serviço
Exposição “Ney Braga – Acervo Pessoal e Político”
Abertura: 25 de julho (sexta-feira), às 17h
Período expositivo: 26 de julho até dezembro de 2014
Visitação: terça a sexta das 9h às 18h | sábado e domingo das 10h às 16h
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba – PR
Entrada franca.

Banner Ney Braga

Banner Ney Braga

Banner Ney Braga

Banner Ney Braga

Banner Ney Braga

Banner Ney Braga
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.