Lançamento do catálogo de “mau da língua” marca estreia do MUPA nesse formato 18/03/2024 - 18:25

O Museu Paranaense (MUPA) lança oficialmente neste sábado (23), às 16h, o catálogo da exposição “mau da língua”, do artista norte-mineiro davi de jesus do nascimento. O evento marca o encerramento da exposição, que após quatro meses em cartaz termina no dia 24 de março.

Na ocasião, haverá uma mesa de conversa com ele, Brenda K. Souza, que assina o texto crítico da exposição, e Beatriz Lemos, que assina um texto do catálogo sobre a trajetória do artista. O material é composto de textos autorais do artista e textos críticos, além de reproduções de obras presentes na mostra e de outros trabalhos.

A publicação será disponibilizada para acesso e download gratuitos no site do MUPA, mas também haverá a distribuição gratuita de 30 exemplares físicos do catálogo na ocasião do lançamento, por ordem de chegada.

Além de marcar o encerramento da exposição, este será o primeiro lançamento do Museu neste formato. O catálogo substitui o modelo de jornais, publicados a cada exposição, para trazer mais durabilidade para os conteúdos, agora impressos em formato mais robusto e com ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro).

Segundo a diretora do MUPA, Gabriela Bettega, a mudança é relevante para o aprofundamento dos conteúdos que se manifestam a partir das exposições. “Ao lançar este catálogo, estamos propondo uma mudança significativa na memória que produzimos de cada exposição, proporcionando um aprofundamento nos conteúdos das mostras, com mais espaço para imersão nas obras, na trajetória dos artistas e propostas curatoriais”, afirma.

As publicações são produzidas de forma independente pelo Núcleo de Design do Museu. Parte da tiragem será doada para instituições culturais brasileiras.

ARTISTA E CONVIDADAS – Davi de Jesus do Nascimento é mineiro e trabalha com ancestralidade ribeirinha, carranqueiros, pescadores e lavadeiras. Ele trabalha com vídeos, fotografias, textos poéticos e pinturas, dialogando entre o humano, suas memórias e a passagem do tempo.

Brenda K. Souza (1992), cria ribeirinha de Pirapora-MG, é escritora, pesquisadora e professora norte-mineira. Autora do livro de poemas "Ebó", lançado em 2021, é também graduada em Letras (2016) e mestre em Literatura (2018). Atualmente, prepara um segundo livro e desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília - UnB, em que propõe pensar a presença do corpo e a cartografia do rastro a partir da produção do compositor e multiartista Marku Ribas.

Beatriz Lemos (Rio de Janeiro, 1981) trabalha com curadoria, pesquisa e escrita. Tem formação em História da Arte pela UERJ e mestrado em História Social da Cultura pela PUC/RJ, e responde pela fundação e direção da organização Lastro, que promove processos de criação e aprendizagem transdisciplinares, voltados para arte no Sul Global. Sua atuação em curadoria tem início em 2003 e compreende um currículo de exposições, residências, publicações, pesquisas, articulação de redes, práticas em educação e coordenações de programas de residências. Atualmente é curadora e coordenadora de Inhotim.

Serviço:

Lançamento oficial do catálogo

Data: sábado, 23 de março, às 16h

Local: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba

Entrada gratuita

Os catálogos serão distribuídos gratuitamente para as primeiras 30 pessoas, por ordem de chegada