Doações

Quer doar algum item para o MUPA? Leia o nosso regulamento!

O Museu Paranaense agradece sua intenção de doar objetos ao nosso acervo. No entanto, para preservar nosso patrimônio cultural, cada objeto deve ser guardado segundo normas internacionais de conservação, o que demanda recursos em termos de pessoal, espaço e materiais. Assim, o MUPA responde a legislações nacionais e internacionais que regem a ética de gestão de acervos. A deliberação sobre a aceitação de uma doação, de uma aquisição ou comodato estará sujeita a elas, por isso, siga as recomendações a seguir para propor uma doação:

1. Encaminhe sua proposta de doação

Caso queira doar um objeto, uma série de objetos ou uma obra de arte para o Museu Paranaense, por favor, mande para o e-mail doacoes.mupa@seec.pr.gov.br um documento contendo as seguintes informações:

  • Carta de intenção endereçada à Diretoria do Museu discorrendo sobre os motivos da doação;
  • Uma descrição dos itens que gostaria de doar;
  • Se houver qualquer exigência especial de conservação, documentação ou modo de exposição da(s) obra(s) em questão, ela deve compor o memorial descritivo da obra;
  • Quantidade de objetos que gostaria de doar, da forma mais precisa possível;
  • Uma breve descrição histórica dos objetos, incluindo como o objeto chegou até você;
  • Imagens de boa qualidade da(s) obra(s) em questão;
  • Telefone para contato;

2. Avaliação da proposta de doação

O período para avaliação das propostas de doação está sujeito ao calendário de reuniões e atividades das instâncias envolvidas. Uma vez aprovada a proposta de doação pelo Conselho Deliberativo do MUPA, o proponente receberá um comunicado formal da Diretoria do Museu informando se a sua doação será ou não incorporada ao acervo do museu paranaense, em seguida será agendada a retirada da(s) obra(s). No caso do deferimento da proposta os documentalistas e restauradores poderão ser consultados, podendo ainda ser agendada visita para emissão de laudo de estado de conservação da(s) obra(s).

3. Endereço de envio das propostas

Reforçamos que propostas de doação ou comodato devem ser enviadas necessariamente para o endereço: doacoes.mupa@secc.pr.gov.br. 

 

Atenção, o MUPA:

  • Não autoriza seus funcionários e pesquisadores a receber objetos, peças e obras de arte cuja incorporação ao seu acervo não tenha sido deliberada.
  • Reserva-se o direito de não responder a consultas informais sobre propostas de doação que busquem obter informações contempladas neste documento (seja por correio eletrônico, telefone ou mesmo presenciais).
  • Não se responsabiliza pela devolução da documentação enviada ao museu por ocasião do encaminhamento das propostas de doação de  objetos, peças e obras de arte.
  • Não aceita propostas de doações ou comodatos feitas por intermediários, o proponente deve ser o próprio proprietário.