Núcleo de Arquitetura e Design

Criado em 2019 pela gestão da arquiteta e cenógrafa Gabriela Bettega, o Núcleo de Arquitetura e Design instaurou no museu um corpo técnico autônomo para desenvolver ações que permeiam o espaço físico e a identidade do MUPA de ponta a ponta. A partir desse Núcleo, todas as atividades do MUPA seguem um fluxo unificado e coeso junto às demais frentes de atuação do museu. Assim, os profissionais da arquitetura e do design trabalham juntos no planejamento e uso dos espaços para desenvolver o conceito das exposições e sua materialidade, em diálogo com os agentes curatoriais, de forma atrativa e acessível para a experiência dos visitantes.

Das atribuições específicas, a parte de arquitetura é responsável ainda pelas ações de preservação e restauração da propriedade arquitetônica do museu, que visa manter a integridade estrutural do edifício e garantir que o patrimônio material e histórico seja mantido. O design por sua vez, em interlocução com o Núcleo de Comunicação e Gestão de Conteúdo, tem por responsabilidade desenvolver a identidade visual do museu junto ao público, apresentando soluções que transmitam as ações do museu de forma acessível e transparente. Essa atuação se manifesta desde a presença nas redes sociais do museu, até as produções gráficas resultantes, como folderes, catálogos e materiais de divulgação.

Por fim, a criação do Núcleo de Arquitetura e Design tem por intuito também relacionar as áreas da arquitetura e do design com os campos representados pelos departamentos científicos do museu: antropologia, arqueologia e história. O objetivo da iniciativa é compreender de que maneira o diálogo entre essas áreas — aparentemente tão distintas — podem resultar em reflexões a respeito da maneira como vivemos, habitamos e nos relacionamos com o ambiente construído, seja ele representado pela sua moradia, seu local de trabalho ou sua cidade. Em um período no qual a resiliência —adaptabilidade — torna-se fundamental, a ampliação e estímulo à interação entre campos do conhecimento é uma ferramenta capaz de levantar novas reflexões e incentivar novas possibilidades.

expografia objeto sujeito

mupa comunidade e relações