SAMP — Sociedade de Amigos do Museu Paranaense

samp

A Sociedade de Amigos do Museu Paranaense (SAMP) é uma entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003, e sua missão é auxiliar o Museu Paranaense(MUPA), em suas ações de manutenção e preservação do acervo e sede, desenvolvimento de atividades culturais e educativas, bem como nas ações de pesquisa e na divulgação de suas atividades de forma geral.

A Sociedade de Amigos do Museu Paranaense (SAMP) é uma entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003, e sua missão é auxiliar o Museu Paranaense (MUPA), em suas ações de manutenção e preservação do acervo e sede, desenvolvimento de atividades culturais e educativas, bem como nas ações de pesquisa e na divulgação de suas atividades de forma geral.

Conheça o histórico de atividades e projetos de incentivo fiscal:

2008 — APOIO A PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DO ACERVO, EDITAL BNDES: preservação do acervo David Carneiro.

2012 a 2017 — A SAMP desenvolveu vários projetos através da LEI ROUANET para o plano anual do Museu Paranaense. Nestes projetos, foram contempladas as atividades:

• Manutenção do edifício;
  • Digitalização do acervo;
  • Aquisição de equipamentos;
  • Produção de publicações;
  • Melhorias nas reservas.

2019 a 2021 — A SAMP desenvolveu projetos através da LEI DE INCENTIVO À CULTURA. Nestes projetos, foram realizadas as seguintes ações:

• Manutenção do edifício;
  • Exposição Ephemera/Perpétua;
  • Exposição Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta;
  • Reformulação da exposição Numismática e Cultura Material: Coleções do Museu Paranaense;
  • Exposição Educação pela Pedra;
  • Exposição Isto não é um Nísio (em desenvolvimento);
  • Exposição Curitiba: Símbolos em questão (em desenvolvimento);
  • Exposição itinerante Narrativas e Poéticas do Mate, no Palacete dos Leões (ação vinculada ao projeto Circuito Ampliado - Acervos em Circulação);
  • Contratação de um coordenador pedagógico para o Departamento Educativo;
  • Contratação de um historiador para o Departamento de História;
  • Contratação de um supervisor de infraestrutura para reparos na edificação e área externa;
  • Realização de atividades culturais e educativas, como palestras, oficinas, mesas-redonda etc;
  • Restauro de peças do acervo;
  • Aquisição de acervo.

Como ser um Associado da SAMP

Participe ativamente da vida do Museu!

Você pode ajudar ao Museu Paranaense, apoiando com recursos a Sociedade de Amigos do Museu Paranaense, que poderão ser abatidos de sua próxima declaração de Imposto de Renda, tanto de Pessoa Física, quanto Jurídica. Ao mesmo tempo, estará associando a marca de sua empresa a uma das mais antigas instituições culturais do sul do Brasil. Em 2021, o Museu Paranaense completa 145 anos de existência.

Faça parte da Sociedade de Amigos do Museu Paranaense e colabore para que o Museu seja motivo de orgulho ao Paraná e permaneça entre os melhores do país.

Mais Informações: (41) 3304-3308 ou  pelo e-mail samp2019.2022@gmail.com