Livro sobre a mobilização negra em Curitiba pós-abolição da escravatura será lançado no MUPA 31/07/2023 - 16:30

Na próxima quinta-feira (03), às 19h, o Museu Paranaense (MUPA) receberá o evento de lançamento do livro “Mobilização negra em Curitiba: a formação de redes de solidariedade e a luta por direitos (1888-1910)”, da pesquisadora Pamela Fabris.  

Obra póstuma, o livro reúne parte da tese de doutoramento de Pamela apresentada no exame de qualificação na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob supervisão da professora Joseli Mendonça. A pesquisa não pôde ser concluída em razão da precoce partida da pesquisadora em 2021.  

Os leitores de “Mobilização negra em Curitiba: a formação de redes de solidariedade e a luta por direitos (1888-1910)” encontrarão um levantamento inédito de fontes históricas diversas sobre organizações negras curitibanas logo após a abolição da escravatura. A partir das fontes, Pamela Fabris reconstitui histórias de sobrevivência e mobilização política da população negra na cidade.

A solicitação da família e amigos de Pamela para que o lançamento fosse realizado no Museu Paranaense se dá em razão da parceria realizada com o Núcleo de História, na tentativa de biografar sujeitos do pós-abolição a partir do acervo do Museu. O bairro Alto São Francisco, onde o MUPA se encontra sediado, tem ainda uma representatividade histórica para as lutas empreendidas pelos sujeitos contemplados em seu trabalho.

Na noite de lançamento, haverá uma fala com Noemi Santos da Silva, Joseli Maria Nunes Mendonça e Felipe Vilas Bôas para e sobre a trajetória acadêmica da autora e sobre o conteúdo do livro. 

Noemi Santos da Silva é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas e desde 2023 é professora no Instituto Federal do Paraná em Paranaguá. Desenvolve pesquisa sobre História Social da Educação relacionados a populações livres, libertas e escravizadas entre os séculos XIX e XX.

Joseli Maria Nunes Mendonça é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas e desde 2008 é professora de História na Universidade Federal do Paraná. Dedica-se a pesquisas realtivas a História Social do Trabalho, com ênfase em imigração, escravidão, trabalho compulsório, experiências raciais no Pós-Abolição e relações entre História, Direito e Justiça, Ensino de História e História Pública.

Felipe Vilas Bôas é coordenador do Núcleo de História do Museu Paranaense, atuando com pesquisa, gestão e curadoria científica. Dedica-se aos estudos relativos à construção e execução de projetos coloniais no século XIX e ao trânsito de agentes históricos no Atlântico Sul.

Sobre a autora - Pamela Fabris, mestre do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná, especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais pela PUC-PR (2012), graduada em História pela Universidade Federal do Paraná (2009). Durante sua trajetória acadêmica, dedicou-se especialmente a pesquisar na área de conflitos étnicos, sociabilidades e identidades.

SERVIÇO - Lançamento do livro “Mobilização negra em Curitiba: a formação de redes de solidariedade e a luta por direitos (1888-1910)”, da pesquisadora Pamela Fabris (obra póstuma).

Quinta-feira, 03 de agosto, às 19h
A entrada é livre e gratuita.
Museu Paranaense: Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba.