Nova ação educativa do MUPA aproxima comunidade das atividades promovidas pelo museu 11/07/2023 - 15:38


Em julho, o Museu Paranaense traz ao público mais uma grande novidade: a ação MUPA - COMUNIDADE - CULTURA - RELAÇÕES. Idealizada pelo Núcleo Educativo, essa ação convida os visitantes a uma experiência dentro de um espaço de convívio na sala de exposições temporárias Lange de Morretes, onde podem conhecer os projetos que o museu está desenvolvendo.  
 
A ação terá caráter periódico, de ocorrência anual. Nesta primeira edição, ficará aberta durante todo o mês de julho, com mediações de terça a sexta-feira, das 10h às 11h40 e das 14h às 16h30. Vale lembrar que a entrada é gratuita para todas as pessoas interessadas e não é preciso fazer inscrição prévia para participar. 

MUPA - COMUNIDADE - CULTURA - RELAÇÕES fomenta a aproximação entre a comunidade e as atividades promovidas pelo museu, além de revelar o papel da educação em um espaço museal. Na sala, é possível realizar atividades interativas e manipular materiais produzidos pela gestão para exposições passadas e vigentes. 

O espaço proporciona a reflexão do papel da instituição museal, o que é nítido na atividade “Dicionário para os próximos 200 anos”. A proposta foi desenvolvida pelo núcleo para a exposição “ainda sempre ainda” da artista Marilá Dardot. No dicionário disponível no espaço, o visitante pode preencher suas próprias reflexões como: qual será o papel dos museus nos próximos 200 anos? Quais memórias ele irá resguardar?

Além do dicionário, os visitantes podem realizar a atividade para colorir sobre as abelhas nativas e sem ferrão que vivem no jardim do museu, vinculadas ao circuito “Polinizando Relações: abelhas e jardins”. Pensada para o público infantil, a atividade permite compreender as interações entre humanos e abelhas, além de aprender sobre o processo de polinização. 

MUSEU VIVO - O Museu Paranaense atua, hoje, como uma plataforma de engajamento dedicada aos diálogos plurais, acolhendo diferentes perspectivas para a criação de imaginários e narrativas. Suas diretrizes derivam do desejo de promover um espaço público focado nas relações, alargando a escuta e incorporando diferenças tanto ao programa quanto ao acervo da instituição. 

É por esse motivo que o movimento de expansão do MUPA se expressa no incentivo e na execução de pesquisas transdisciplinares, por meio de conexões entre os núcleos tradicionais da instituição (Arqueologia, Antropologia e História) e o campo das práticas contemporâneas. Isso direciona a instituição para uma abertura que possibilita diferentes leituras e ativações sobre seu próprio acervo. ao encontro da mais nova definição para o que é um museu, publicada em 2022 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM): 

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Os museus, abertos ao público, acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Os museus funcionam e comunicam ética, profissionalmente e, com a participação das comunidades, proporcionam experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento”.

SERVIÇO-  MUPA-COMUNIDADE-CULTURA-RELAÇÕES
Mediações de terça a sexta-feira
Horário: 10h às 11h30 e das 14h às 16h30
Entrada gratuita.
Museu Paranaense: 
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba, Paraná.
(41) 3304 3300


 

GALERIA DE IMAGENS