Protagonismo das mulheres negras: MUPA recebe ampla programação do Julho das Pretas 07/07/2023 - 10:47

Buscando fortalecer o protagonismo das mulheres negras em várias frentes de atuação, o Museu Paranaense (MUPA), em parceria com o Movimenta Feminista Negra, realiza ao longo deste mês, pelo segundo ano consecutivo, o evento Julho das Pretas. O mês foi escolhido para receber a programação pois no dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.


A programação será composta por diversas atividades e espetáculos que transitam por diferentes linguagens. Música, teatro, poesia, cultura tradicional e cultura de rua irão compor dois domingos (16 e 23 de julho) de programação gratuita e aberta a todos os públicos. 


O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil. Seu objetivo central é fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, comemorando o Dia da da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 


A cada ano, o Julho das Pretas aborda temas essenciais relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, ampliando a pauta e a agenda política das mulheres negras. É um espaço de debate sobre desigualdade, violência e relações de poder, mas também de visibilização da arte e da produção de conhecimento das mulheres negras. O tema do Julho das Pretas em 2023 é “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver”. 


Confira a programação completa do Julho das Pretas ​​​​​​​aqui. 


SERVIÇO - Julho das Pretas no MUPA
Domingo, 16/07, das 11h às 16h
Domingo, 23/07, das 11h às 16h


Museu Paranaense: Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba.  
Entrada gratuita. 


Realização: Museu Paranaense em parceria com Movimenta Feminista Negra


Equipe Movimenta Feminista Negra:
Mestres de cerimônia: Dirléia A. Matias, Emily Borges e Jéssica Santos
Produtoras: Sabrina Marques e Telma Mello
Assistência de produção: Dirléia A. Matias, Emily Borges e Jéssica Santos
Fotografia: Pretícia