Equipe do Museu da Escola Paranaense recebe treinamento do Pergamum Museus 27/08/2015 - 16:50

Na última segunda-feira, dia 24 de agosto, no Museu Paranaense, foi realizado o primeiro treinamento do Pergamum Museus, base de dados para gestão de acervo museológico. A capacitação foi destinada ao corpo técnico do Museu da Escola Paranaense, que faz parte da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A ação integra as atividades de fortalecimento e expansão do Sistema Estadual de Museus por meio do programa Museus Paraná.

O Museu da Escola Paranaense é uma instituição educacional, científica e cultural, e tem como objetivos conservar, preservar e expor o patrimônio histórico e cultural das instituições da Rede Estadual de Ensino. Fizeram o treinamento nove funcionários do museu.

Entre os principais acervos e bens culturais da educação paranaense estão as histórias de vida dos professores, alunos e funcionários das escolas; os mobiliários e objetos de ensino; a arquitetura escolar e os documentos produzidos nas escolas.

A sede do Museu da Escola Paranaense está no antigo prédio do Grupo Escolar Cruz Machado, em funcionamento de 1907 a 1927, no bairro Batel, em Curitiba.

O Projeto
O Pergamum é um software criado há mais de 15 anos. O sistema possui as principais funções de atendimento de uma biblioteca, facilita a gestão dos centros de informação e é usado por diversas instituições nacionais e internacionais. Em uma parceira entre o governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), há dois anos vem sendo desenvolvido o software para a gestão dos acervos museológicos. Alguns espaços já contam com o software, que está em constante desenvolvimento.

É possível acessar os arquivos já catalogados no site www.memoria.pr.gov.br.

Fonte: SEEC