Exposição apresenta imagens da Baía de Paranaguá 01/09/2015 - 17:00

Mar

Abre nesta quinta-feira, dia 3, às 19 horas, a exposição fotográfica “Imagens do Nosso Mar: A Baía de Paranaguá”. Os visitantes podem contemplar 13 painéis fotográficos com imagens coloridas e pretas e brancas, no tamanho 40X60 cm, que retratam as belezas da Baía de Paranaguá fotografadas durante uma regata no litoral paranaense. As fotos foram clicadas por seis fotógrafos diletantes - Fernanda Carollo, Flavio Studart, Rafael Smijtink, Ronaldo Assumpção, Luana Moraes Costa e Adalberto Brandão. A exposição fica em cartaz até o dia 4 de outubro e a entrada é gratuita.

O curador da exposição, Osvaldo Hoffmann Filho, explica que as imagens foram selecionadas pelos fotógrafos profissionais Kraw Penas, Gilson Camargo, José Vieira, Rui Prado e Roberto Grimaldi, que fizeram uma escolha criteriosa do material produzido na Baía de Paranaguá. “Nós queremos mostrar ao público um pouco das belezas naturais desse santuário pouco explorado, que ainda guarda segredos e belezas desconhecidas de grande parte dos paranaenses”, diz.

Ele comenta que a Baía foi a principal porta de entrada dos primeiros aventureiros que conquistaram o território do que, no futuro, seria o Paraná. “Eram homens do mar, movidos pelo vento e pela ambição! Cinco séculos depois, a cobiça deu lugar à sentimentos mais românticos e hoje os barcos a vela que fazem parte da paisagem generosa têm outros propósitos: o lazer, o esporte, a contemplação e a comunhão com a natureza”, considera.

Para Hoffmann, que também é velejador, o mar desperta o olhar, aguça os sentidos, desafia. “O olhar distante daquele que o teme, o olhar atento de quem o desafia. O mar separa, mas também une. Transporta riquezas, encurta distâncias, amplia territórios. Desperta nossas musas, nossos sonhos e o desejo de vencer limites e enfrentar o desconhecido”.

Durante a mostra haverá uma trilha sonora “Navegar é Preciso”, com músicas selecionadas pelo jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, que remetem à temática exposta. Para a seleção de repertório foram escolhidas músicas brasileiras de todas as épocas. Entre as canções e intérpretes escolhidos estão “Os Argonautas” (Caetano Veloso), “Pra Jogar no Oceano” (Paulinho da Viola), “O Barquinho” (João Gilberto), “O Mar” (Dorival Caymmi), “Rema na Maré” (Alexandre Resende), “O Bem do Mar” (Tom Jobim e Ana Jobim), “Oceano” (Armandinho), “Céu e Mar” (Johnny Alf) e muitas outras.

Exposição “Imagens do nosso mar: a baía de Paranaguá”
Abertura: 3 de setembro, às 19h
Permanece até 4 de outubro de 2015.
Museu Paranaense (R. Kellers, 289. São Francisco – Curitiba/PR).
Horário de visitação: De terça a sexta-feira das 9h00 às 18h00. Sábados e domingos das 10h às 16h.
Entrada franca.