Museu Paranaense participa de seminário de numismática no Rio de Janeiro 10/08/2017 - 16:00

seecNa última terça-feira, dia 8 de agosto, o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr. participou do seminário “Numismática em exposição: entre papéis e moedas” no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Carneiro, que também é Coordenador do Sistema Estadual de Museus, participou de uma mesa redonda sobre numismática e os museus, na qual falou sobre o acervo de mais de 140 anos existente no Museu Paranaense (MP). “As exposições do MP tem buscado dar contextualização aos objetos, tanto das moedas romanas quanto da coleção de moedas polonesas, que vamos expor a partir do ano que vem. O que cria condições para as pessoas entenderem a história dessas cidades, civilizações, desses países, a partir de suas moedas” conta.

Também estavam presentes na mesa redonda: Karla Valente, do Museu de Valores do Banco Central, e Vagner Porto, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. O diretor ressaltou a importância da participação do Museu Paranaense em um evento como este: “é um espaço interessante para mostrar que um museu relativamente invisível para o resto do país, tem um trabalho bem forte na preservação da história e da cultura”.

O seminário ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto e teve a participação de diversos pesquisadores, colecionadores e representantes de outros museus de numismática, que compartilharam experiências com o público. As apresentações abordaram as moedas e medalhas como fontes de pesquisa histórica, experiências interdisciplinares, práticas educativas, de colecionismo e de comercialização.