Museu Paranaense participa do I Encontro Paranaense sobre os Caminhos de Peabiru 29/06/2016 - 15:50

Na próxima quarta-feira (06/07), às 8h, a arqueóloga do Museu Paranaense, Claudia Parellada, ministrará a palestra "O Peabiru no Paraná Espanhol" no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade de Peabiru. O evento faz parte do I Encontro Paranaense sobre os Caminhos de Peabiru (I EPCP) e para participar é necessário se inscrever no site www.peabiru.pr.gov.br.

A palestra trata da importância do caminho de Peabiru nos séculos XVI e XVII, quando o atual território que abrange o Estado do Paraná pertencia à Coroa Espanhola. Às margens deste caminho foram fundadas três cidades coloniais e 15 missões jesuíticas, todas abandonadas e/ou destruídas até 1632. Serão apresentadas também as pesquisas arqueológicas desenvolvidas pelo Museu Paranaense desde 1950 na região guairenha, os espaços musealizados já implantados e as ações de educação patrimonial em desenvolvimento.

Outras três palestras compõem a programação do evento, que tem como principal o objetivo ser um espaço de proposição de iniciativas que recuperem e aproveitem os potenciais turísticos da rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico. O I EPCP é uma realização da Prefeitura de Peabiru, por meio da Comissão de Ressignificação dos Caminhos do Peabiru, e apoio da Paraná Turismo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) e do Museu Paranaense.

Sobre o Caminho de Peabiru
Com mais de dois mil anos, o Caminho de Peabiru tem três mil quilômetros de extensão e passa pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A trilha também está presente no Paraguai, na Bolívia e no Peru. É uma via transcontinental pré-colonial que ligava os oceanos Pacífico e Atlântico, utilizada por diferentes povos indígenas, e depois pelos viajantes e conquistadores europeus. Esta rota servia para percorrer longas distâncias em espaços selecionados que passaram por adaptações para facilitar o trânsito a pé, com ajuda de animais e/ou embarcações, cortando alguns rios.

O Caminho de Peabiru era formado por uma trilha principal com diversas ramificações. Tinha largura variável, chegando em alguns pontos a quase 2m, podendo ser em forma de valetas ou apenas com gramíneas para impedir o crescimento do mato. Com o tempo, a estrada indígena acabou sendo transformada em estradas de rodagem ou simplesmente abandonada.

I Encontro Paranaense sobre Caminhos do Peabiru
Palestra: “O Peabiru no Paraná Espanhol”
Data: 6 de julho de 2016, das 8h às 17h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Peabiru. Rua Juvenal Portel, 1020, Centro. Peabiru - PR.
Inscrições: www.peabiru.pr.gov.br