Museu Paranaense promove evento "Os museus e a criança: uma reflexão sobre mediação e ações educativas" 06/10/2015 - 14:00

Os museus e a criança: uma reflexão sobre mediação e ações educativas, no Museu Paranaense estará repleta de atividades como exposição, mesa redonda e exibição de documentário tendo como enfoque a reflexão sobre a infância, brincadeira e a mediação realizada pelos setores educativos de instituições museológicas e centros de memória.
Todas as atividades serão gratuitas.

13/10 às 17h - Representantes do Grupo de Trabalho Cultura Material e Infância
Martha Becker Morales, Alexandre Cozer, Denise Haas, Douglas F. Scirea, Gustavo Anderson, Jamile Silva, Kamila Bach, Lorena Pantaleao e Willian Funke

14/10 às 17h - Representantes dos Setores Educativos | Museus da Secretaria de Estado da Cultura
Museu Alfredo Andersen - Maria Aparecida de Lima
Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rosângela Diniz Chubak
Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Edilene Luiz Ozório e Lúcia Venturin de Matos
Museu do Expedicionário - Içara Ribeiro dos Santos
Museu Oscar Niemeyer - Karine de Castro Pereira Serafim
Museu Paranaense - Neusa Cassanelli e Claudio Luis Nascimento Ogliari
Sala do Artista Popular - Jose Luiz de Carvalho

15/10 às 17h - Representantes dos Setores Educativos | Museus Convidados

Museu da Vida - Ariane Azambuja
Caixa Cultural Curitiba - Rogério Bealpino Santos Schwerz

16/10 às 17h - Mesa Redonda e Exibição do Documentário – "Tarja Branca: A Revolução que Faltava"
Projeção do documentário e mesa redonda com o diretor Cacau Rhoden e a psicóloga Flavia Paula Soares (PUCPR)

Exposição Tempo de Brincar: brinquedos e a infância no Paraná
Horário: Terça a sexta das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.

A mostra “Tempo de Brincar”, exibe brinquedos antigos doados ao museu. A exposição é composta por três salas expositivas, a mostra reúne doações feitas ao MP entre 2014 e 2015. As coleções foram analisadas por um grupo de estudos do museu que, ao longo de 2015, pesquisou a infância e a fabricação dos brinquedos, a maior parte deles da primeira metade do século XX. Entre as peças estão bonecas, carrinhos, trenzinhos elétricos, jogos de chá, entre outras. A maioria dos brinquedos é de origem alemã, mas há também brinquedos produzidos no Brasil, além de peças indígenas. A terceira parte da mostra chama-se “Sala Lúdica”. Nela as crianças poderão fazer desenhos, que também serão expostos, sobre seus brinquedos favoritos.

Além de conhecer a exposição, os visitantes podem participar da campanha de arrecadação de brinquedos do MP doando um brinquedo ao museu. As peças arrecadadas serão doadas a crianças carentes.

Para realizar sua inscrição clique aqui.