Museu Paranaense recebe visita de bisneto de um dos fundadores 24/11/2017 - 16:00

seecNa tarde desta quinta-feira (23/11), o Museu Paranaense recebeu a visita de José Cândido Muricy Neto, bisneto de um dos fundadores do museu, José Cândido Muricy. Na ocasião foi realizada a doação de um quadro ao museu.

A obra pintada pelo artista Alfredo Andersen retrata seu avô em 1911. Desde então, o retrato tem sido passado de geração em geração na família. “Minhas tias acharam que a sequência natural era ser passada para o primogênito”, conta Muricy Neto. Mas no início deste ano ele decidiu doar a obra ao Museu Paranaense: “de comum acordo com meu filho, resolvemos entregar aos cuidados do museu. É a história da minha família, mas também é a historia do Paraná”, disse.

Para o Diretor do Museu Paranaense e Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Renato Carneiro Jr, o gesto é motivo de orgulho para o museu. “Para nós tem um valor muito grande esse sentimento de que o MP ainda se faz merecedor das atenções dos descendentes dos fundadores. Isso é uma referência importante”. Renato explica que devido a algumas reformas previstas para o museu a obra ficará guardada. Mas já em fevereiro de 2018 passa a ser exposta de forma permanente.

Além do quadro, a família Muricy irá doar a espada do general José Cândido Muricy, que foi emprestada ao Marechal Deodoro na Praça da Aclamação, ato que simboliza a Proclamação da República do Brasil. Também a carabina utilizada por ele no Cerco da Lapa durante a Revolução Federalista.