Pesquisa sobre microclima é realizada no Museu Paranaense 20/10/2015 - 14:30

Nas últimas semanas, o Museu Paranaense tem sediado o projeto de “Monitoramento do microclima e qualidade do ar dentro de vitrines de museus em climas subtropicais”. O estudo foi proposto pela Dra. Francesca Becherini, pesquisadora do Instituto de Ciências Atmosféricas e do Clima do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália, e conta com a colaboração do Prof. Dr. Ricardo H. M. Godoi e do doutorando Sergio José Gonçalves Jr., ambos ligados ao Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná.

A pesquisadora está avaliando os índices de temperatura, umidade relativa do ar e luz, além da emissão de gases e comportamento de material particulado. “Trata-se de um trabalho de interesse multidisciplinar que possibilita traçar paralelos, por exemplo, entre os dados obtidos em museus europeus e museus brasileiros para melhor compreender e adequar o tratamento de bens culturais em contextos muito distintos”, explica Martha Morales, do Setor de Museologia do MP, que está acompanhado a pesquisadora.

Temas como eficiência energética, bem estar do público e da equipe técnica, gestão de coleções e políticas patrimoniais serão analisados neste experimento, permitindo guiar novas ações que visam beneficiar tanto a instituição quanto seus diversos usuários.

Após a fase de coleta de dados no Museu Paranaense, que ocorre de 13 a 26 de outubro, a pesquisadora retorna à Itália, onde analisará as amostras obtidas. O resultado será condensado em sua pesquisa e publicado na forma de artigo

Fonte: SEEC