Placas de localização do Museu Paranaense são instaladas em Curitiba 01/09/2017 - 11:10

Placas de Localização MPO Museu Paranaense (MP) ganhou aliados na orientação aos visitantes de como chegar ao espaço. São duas placas de localização que indicam a direção do museu no centro da cidade de Curitiba. Uma está na Rua Cândido Lopes, entre as ruas Ébano Pereira e Desembargador Ermelino de Leão. A outra na própria Ermelino de Leão, rua lateral do museu.

O diretor do MP, Renato Carneiro, explica que esta era uma demanda antiga. “As pessoas não sabem onde fica o museu, que já funcionou em outros endereços na cidade. Ao longo dos anos temos recebido relatos de visitantes que são orientados de forma incorreta ou levados por motoristas para antigos endereços. As placas de localização vão ajudar não só na orientação, mas acredito que servirão também como divulgação do espaço, que muitos ainda não conhecem”.

Primeiro museu do Paraná
Primeiro museu do Paraná, o MP foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. A criação do espaço foi ideia de Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici. Desde a sua inauguração ocupou seis sedes até fixar-se na atual, o Palácio São Francisco. Inicialmente com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas era, até então, o primeiro museu no Paraná e o terceiro no Brasil.

Em 1882, de propriedade particular transformou-se em órgão oficial de governo e passou a receber contínuas doações, deixando de ser apenas um depósito para se transformar em um centro de instrução e pesquisa. Hoje o museu desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História e sua sede está estruturada para a realização de projetos e atividades culturais, atingindo os diversos segmentos sociais. Possui laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições de longa duração e temporárias.