Curadorias compartilhadas

O que é uma curadoria compartilhada? 

A formulação de uma exposição engloba atividades como a escolha de seu nome, a produção dos textos, a pesquisa e as peças que irão compor o espaço. Quando o processo acontece de forma ampla, unindo e movimentando membros da sociedade e da instituição museal, podemos dizer que se trata de uma curadoria compartilhada. 

Na democratização do uso dos espaços e na proliferação de ideias junto às demandas sociais, o museu contribui para o fortalecimento de um espaço público junto à formação cidadã. Deste modo, a instituição expande seus acervos para além de informações catalográficas e incorpora subjetividades ativadas por meio da aproximação com a sociedade.

Assim, projetos como a Retomada da Imagem, Mejtere: histórias recontadas e Ante Ecos e Ocos revisitaram o acervo do MUPA e questionaram narrativas historicamente legitimadas por sujeitos e espaços de memória. As curadorias compartilhadas do MUPA, construídas para o circuito expositivo, refletem sobre as subjetividades negras, indígenas e de representantes de comunidades tradicionais, oferecendo espaço para que possam (re)contar suas histórias.

Conheça mais sobre cada uma das exposições: