Rituais indígenas e a construção do corpo

O Museu Paranaense, desde sua fundação, em 1876, vem reunindo um importante acervo etnográfico e imagético representativo de diversos povos indígenas do Brasil e da América do Sul. Nesta mostra apresentamos os ritos de passagem dos povos Tikuna, Karajá e Kayapó, representados através da pintura corporal, documentada por Vladimir Kozák, e dos objetos como as plumárias e máscaras, presentes na decoração e transformação dos corpos dos índios durante seus elaborados rituais.

Menina Karajá exibindo pintura e tatuagem tribal

Aldeia Santa Isabel do Morro - Ilha do Bananal - Tocantins
Foto: Vladimir Kozák - 1954

A coleção de máscaras Tikuna, do noroeste amazônico, foi doada ao Museu Paranaense em 1933 pelo coronel Temístocles de Souza Brasil. Grande parte das coleções Karajá e Kayapó de plumária, cerâmica, entre outros objetos, foi comprada do cineasta e fotógrafo Vladimir Kozák e do indigenista João Américo Peret entre as décadas de 1950 e 1960. As imagens das atividades cotidianas e rituais desses povos foram captadas por Vladimir Kozák durantes suas viagens de pesquisas no Pará e na Ilha do Bananal, em Tocantins.
A exposição também é composta por uma coleção de bonecas Karajá oriundas do extinto Museu Coronel David Carneiro, cujo acervo foi adquirido em 2004, pelo Governo do Estado do Paraná.

Pintural Corporal - Kayapó Kuben Kran Ken

Aldeia da Cachoeira da Fumaça, Pará
Foto Vladimir Kozák - 1954

Préstito Festivo dos Tikuna - Spix e Martius. Viagem pelo Brasil - 1817-1820