Conheça a exposição "Trajes Típicos Regionais Portugueses" 29/03/2016 - 13:50

A exposição Trajes Típicos Regionais Portugueses, propõe rever  as tradições e referências de um dos grupos étnicos formadores da população paranaense. A mostra é organizada pelo grupo folclórico Alma Lusa, com o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro. Na abertura, o público poderá apreciar apresentações folclóricas e degustação da comida típica portuguesa. A entrada é gratuita.

A exposição resgata um pouco da história de formação da imigração portuguesa, por meio dos trajes típicos regionais, instrumentos, músicas e outros aspectos do imigrante português. “São muitos os lugares onde é possível notar referências da cultura portuguesa, seja nos topônimos, nos detalhes arquitetônicos, na culinária, nas danças, na música e no folclore. E, também em suas organizações socioculturais, como associações, clubes, centros culturais”, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

Sociedade Portuguesa e Grupo Folclórico Alma Lusa
Fundada em 10 de novembro de 1878, a Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro é uma das mais antigas do Paraná. Desde sua fundação, trabalha no culto das tradições portuguesas. O Grupo Folclórico Alma Lusa foi criado em 1959, composto por portugueses, descendentes e, principalmente, amantes do país ibérico, todos com o desejo de difundir e cultivar as tradições, dançares e cantares da terra-mãe. Com seus folcloristas, músicos, diretores, o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro e integrantes da comunidade portuguesa de Curitiba, o Alma Lusa contabiliza mais de 2000 apresentações realizadas.

Exposição Trajes Típicos Regionais Portugueses no Museu Paranaense
Período expositivo: até 26 de junho de 2016