Museu Paranaense apresenta projeto que dá visibilidade à pesquisa científica
11/08/2020 - 15:34

Semanalmente, o Museu Paranaense (MUPA) lança em suas redes sociais uma nova edição do projeto MUPA Lab: Pesquisadores do Acervo por meio de podcasts ou lives. Os episódios dos podcasts e conversas nas lives trazem importantes pesquisadores para falarem sobre suas áreas de atuação, trajetória profissional e pesquisas,relacionadas com o acervo do MUPA. O projeto tem como objetivo principal aproximar o público leigo das pesquisas científicas. A instituição, além de possuir um dos acervos mais importantes da América Latina e ser o terceiro museu público mais antigo do Brasil, também tem a pesquisa como um de seus pilares fundamentais, sobretudo nas áreas de história, arqueologia e antropologia.

“Trata-se de um ciclo de conteúdo com debates que, em tempos de pandemia, mostram o papel fundamental da pesquisa cientifica na formação de uma sociedade capaz de oferecer respostas em períodos tão difíceis como o atual e expõe a importância do Museu Paranaense como acolhedor da história do Estado”, explica a diretora do MUPA, Gabriela Bettega.

O MUPA Lab: Pesquisadores do Acervo no formato podcast já possui quatro episódios, disponíveis para audição gratuita nas redes sociais do museu.

Episódios disponíveis -

O primeiro podcast foi com a professora de história da arte, socióloga e consultora de museus e exposições Amélia Corrêa. Pesquisadora na área de artes visuais, gênero e cultura e patrimônio histórico. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), tem Pós-Doutorado em Antropologia pela Universidade de Copenhagen. Ela falou sobre suas pesquisas de mestrado e doutorado que envolveram o acervo do Museu Paranaense, além de sua participação na curadoria da exposição Em Foco: Iria Corrêa.

No segundo episódio, o convidado foi Otavio Zucon, que detalhou seus projetos e pesquisas nas áreas de história, culturas populares, patrimônio imaterial e a comunicação desses saberes através do audiovisual. Zucon é licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Desenvolve projetos de pesquisa com foco especialmente nas referências culturais paranaenses, resultando em documentários, livros, exposições e outros.

Gustavo Godoy foi o convidado do terceiro episódio, e tratou sobre o ritual da cauinagem da etnia Ka’apor. Formado em Ciências Sociais pela UFPR, Godoy foi estagiário do Museu Paranaense durante sua graduação. Mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), realizou pesquisas sobre o ritual do cauim Ka’apor que resultou na dissertação “Dos modos de beber e cozinhar cauim: ritos e narrativas dos ka’apores” e desenvolveu estudos sobre a língua de sinais da mesma etnia.

Já no último episódio divulgado do MUPA Lab, o convidado foi o físico e professor Carlos Roberto Appoloni, que apresentou estudos sobre arte rupestre desenvolvidos em parceria com o departamento de arqueologia do Museu Paranaense. Appoloni é Professor Emérito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Física (1973), Mestre e Doutor em Física Nuclear (1983) pela Universidade de São Paulo (1973), possui Pós-Doutorado em Física Nuclear Aplicada pela Universitá di Roma La Sapienza (1993).

MUPA Lab Live -

Além da série de podcasts publicada quinzenalmente, o Museu Paranaense realiza ainda um ciclo de conversas ao vivo, em formato de live transmitida pelo Instagram do MUPA com periodicidade de até duas vezes ao mês. Chamado de MUPA Lab Live, este o projeto expande a proposta dos podcasts para a interação ao vivo com o público e tem como objetivo divulgar as pesquisas de acadêmicos convidados e suas relações de estudo com o acervo instituição.

A última live apresentada contou com a participação da historiadora Noemi dos Santos Silva e a mediação foi feita pelo historiador Felipe Vilas Bôas. Todas as lives podem ser conferidas também, posteriormente, no IGTV do Museu Paranaense, acessando o perfil do Instagram.

MUPA Lab: Pesquisadores do Acervo

Podcasts quinzenais e lives mensais realizadas com pesquisadores convidados para falarem de suas áreas de estudo e relação de pesquisa com o acervo do Museu Paranaense.

Confira todo o material acessando o Instagram do Museu Paranaense (@museuparanaense)