MUPA divulga resultado final do IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine; confira as propostas selecionadas 24/05/2024 - 12:18
A quarta edição do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine recebeu 178 inscrições, mais que o dobro da edição anterior. As propostas vieram de 46 cidades, de todas as regiões do país. As inscrições, abertas de 16 de março a 18 de abril de 2024, visaram receber propostas expositivas de ocupação no espaço para ocorrerem ao longo do ano.
Neste ano, o tema “Interlúdio” convida a refletir sobre regimes de visibilidade e invisibilidade a partir do interstício que se estabelece entre a ficção e o real, o que se mostra aparente, ou o que está latente, talvez prestes a emergir. A proposta pretende nortear novas possibilidades narrativas e expositivas por meio da criação nas Artes Cênicas e Visuais, no Design, na Arquitetura ou na pesquisa que dialoguem com a instituição. Nesta edição, os selecionados receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) cada.
A comissão julgadora foi formada por pesquisadores, curadores e artistas, três representantes da sociedade civil, Antonio Gonzaga Amador, Fabrícia Jordão e Jandir Jr., e dois integrantes do MUPA, Heloisa Nichele e Richard Romanini.
Seguindo os critérios dispostos no edital e a metodologia desenvolvida para a seleção, todos os projetos foram avaliados por cada membro da comissão, que pontuou a contemporaneidade e relevância; a adequação ao Espaço Vitrine; a relação com as áreas de atuação do MUPA e com a proposição “Interlúdio”; a viabilidade técnica e de produção; e a clareza e coerência da proposta.
As três propostas selecionadas pela comissão estão listadas abaixo, por ordem alfabética, seguidas de duas propostas selecionadas como suplentes. Vale ressaltar que a equipe do Museu entrará em contato com os selecionados nos próximos dias, via e-mail, para encaminhar todas as informações necessárias. Confira as propostas selecionadas:
- “tudo que você toca você muda tudo que você muda muda você”, de Miro Spinelli;
- “Vênus de Milo (Souvenir)”, de Nina Lins;
- “Vênus como mirada”, de Val Souza.
Às propostas selecionadas como suplentes será solicitado apenas o envio dos documentos caso um dos três projetos selecionados não cumpra as exigências previstas no edital. Propostas selecionadas como suplentes:
- 1º “A cura será assim como um esquecimento”, de Gio Soifer;
- 2º “Neblina”, de Tetê Lian.
SOBRE O EDITAL – O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que representa o interesse da instituição, tradicionalmente voltada às áreas de Antropologia, Arqueologia e História, em ampliar sua atuação de forma interdisciplinar para áreas de Arquitetura, Design e Artes Visuais, Artes Cênicas e pesquisa, a fim de promover diversas formas de expressão cultural no museu.
O Espaço Vitrine está situado em um ambiente de ligação entre os edifícios do museu, e assemelha-se a uma grande vitrine. Há quatro edições, desde 2020, já passaram por esse espaço trabalhos de nove artistas ou coletivos, vindos de diferentes regiões do país, com propostas variadas.