Fazer Cadastro de Leitor na Biblioteca Pública do Paraná

O que é

Para emprestar livros na Biblioteca Pública do Paraná e poder ter acesso aos materiais audiovisuais na seção de multimeios, é preciso fazer um Cadastro de Leitor.

Quem pode fazer

Cidadão (menores de dez anos devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis).

Onde fazer

Pessoalmente, no balcão de empréstimo, no hall de entrada da Biblioteca.

Como fazer

• Vá até a Biblioteca Pública do Paraná (Avenida Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR)
  • Apresente um documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho, identidade de estrangeiros, passaporte ou CPF)
  • Leve um comprovante recente de residência (conta de luz ou telefone, envelope de correspondência recebida pelo correio nos últimos três meses - o comprovante deve estar em nome do usuário interessado, caso contrário, é preciso apresentar uma declaração do responsável pelo imóvel)
  • Pague a taxa de inscrição no valor de R$ 2,50 (valor sujeito a reajuste conforme variação de custos de material/serviço).

Atenção!

• O leitor cadastrado pode levar para casa até três obras. As exceções são os livros em atraso e os indicados para os concursos vestibulares, porque têm interesse coletivo.
  • Para efetivação do empréstimo de livros, é imprescindível a apresentação do RG e/ou leitura biométrica digital
  • Ao validar o empréstimo por meio da leitura biométrica e/ou senha individual, o leitor assume o compromisso de devolver o livro.

Prazo

O cadastro é feito na hora.