Laboratório de Conservação

O Laboratório do Museu Paranaense trabalha com a conservação preventiva, atuando na higienização e acondicionamento dos objetos do acervo da Instituição. Os problemas de deterioração são diagnosticados,  junto com os dados coletados diretamente das peças, como: dimensões, autoria, período, materiais da composição, além da verificação das técnicas utilizadas nas intervenções anteriores.

Com isso, detectam-se as causas da degradação da peça e uma descrição completa é construída, reunida e documentada; desde os primeiros processos de identificação até às intervenções definitivas de conservação.

A equipe atua também no controle ambiental das salas e participa das montagens de exposições, preparando o acervo selecionado para exibição.

Metas

O LACORE tem como principal meta priorizar procedimentos de conservação. A restauração só é realizada quando estritamente necessária, uma vez que a manutenção das características originais da obra deve ser uma constante preocupação, buscando a intervenção mínima, e, dentro do possível, o restabelecimento de sua integridade física e estética.

Parcerias

Além disso, também atende pesquisadores e técnicos de outras instituições públicas para estreitamento de parcerias e disseminação do conhecimento na área, necessários para a correta conservação do patrimônio público de interesse da sociedade em geral.

 

Mais informações:

(41) 3304-3331 ou (41) 3304-3334, ou também pelo email: lacore_mp@seec.pr.gov.br.