Seminário no MUPA irá conectar museu, universidades, artistas e curadores 27/10/2023 - 11:00

Nas próximas semanas, o Museu Paranaense (MUPA) vai sediar quatro encontros do I Seminário de Estudos Avançados em Curadoria, organizado pelo projeto de extensão Laboratório de Imaginário Radical, do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Todas as pessoas interessadas nos temas podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. A entrada é gratuita.

O seminário é um desdobramento de estudos e reflexões desenvolvidos na disciplina Estudos Avançados em Curadoria, da UFPR. A proposta geral é pensar a curadoria artística como um exercício potencialmente transformador da realidade material no Sul Global, especialmente a partir da articulação entre universidades, museus, o mercado e a prática artística.

Esse evento tem como ênfase debates, desafios e impasses que incidem no ensino e nas práticas curatoriais que se situam desde o chamado Sul Global. O termo “Sul Global” não é apenas geográfico: ele denota uma mistura de semelhanças políticas, geopolíticas e econômicas entre países que foram, em sua maioria, receptores do imperialismo e do domínio colonial, como é o caso do Brasil.

Sobre o Laboratório – O Laboratório de Imaginário Radical foi criado em 2020 como um projeto de extensão do Departamento de Artes da UFPR, durante a pandemia. Desde sua criação, promove conexões entre os debates acadêmicos e os debates que estão acontecendo no campo da realidade material da prática, seja dos artistas, da curadoria ou dos museus. Ainda durante a pandemia, foram realizadas duas ações em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), “Museus, Curadorias e Universidades”. Nesses eventos, o laboratório reuniu artistas, gestores, professores e curadores, mas ainda não contava com a participação de estudantes.

Fabrícia Jordão, professora da UFPR e coordenadora do Laboratório, conta que ao retornar da pandemia enxergou uma oportunidade de retomar esse projeto e implementá-lo com a contribuição efetiva dos estudantes. “Nesse processo a gente contou com o apoio do Museu Paranaense e do seu Núcleo Educativo, uma parceria fundamental para a gente extrapolar os debates em torno da curadoria que ocorrem dentro da universidade”, afirma.

Fabricia destaca ainda que além do apoio para sediar o evento, o Laboratório conta com o importante apoio e o entusiasmo do Núcleo Educativo do MUPA. Segundo ela, “é por meio do intermédio dos educadores dos museus que um público heterogêneo e muito diverso, em todas as suas particularidades, tem acesso à produção artística; com esse abraço institucional, o I Seminário de Estudos Avançados em Curadoria toma força e a partir da relação entre a universidade e o museu a gente consegue congregar uma rede de agentes que atuam sistematicamente nesse campo, sejam eles professores, curadores, artistas ou estudantes”.

Confira a programação completa abaixo:

31/10 (terça)
18h30 – Café de abertura (varanda do MUPA)
19h30 às 21h30 – Conversa: perspectivas da curadoria em Curitiba

“Curadoria desde o sul ou curadoria desde a América Latina?”, com Fabricia Jordão e Fernando Vieiro (Laboratório de Imaginário Radical + Estudos avançados em curadoria)

“Curadoria educativa no MUPA”, com Roberta Horvath (coordenadora do Educativo do MUPA)

“Efeitos do Museu sem museu – a crítica institucional em contextos precários”,
com Felipe Prando (UFPR)

“A galeria Ponto de Fuga”, com Milena Costa (EMBAP)

01/11 (quarta)
19h às 21h – Conversa: Curadorias e práticas artísticas desde o Sul

“A prática artística como curadoria”, com Diogo Duda e Érica Storer

“A pesquisa acadêmica como prática curatorial e artística”, com Carol Schroeder

“Estudo de caso: Documenta 15 (2022 – Ruangrupa/Kassel)”, com estudantes da disciplina de Estudos Avançados em Curadoria (UFPR)

07/11 (terça)
19h às 21h – Conversa: Experimentos curatoriais e universidades

“CUBIC + Mostra Deartes”, com Stephanie Dan Batista (UFPR)

“Curadorias na EMBAP”, com Keila Kern e Janaine do Carmo

“Estudos de caso: Curadorias no Deartes”, com estudantes da disciplina de Estudos Avançados em Curadoria (UFPR)

08/11 (quarta)
19h às 21h – Conversa: Uma escola de arte e de curadoria latino-americana?

“A reformulação da EMBAP/Belas Artes: uma escola de arte latino-americana”, com Deborah Alice Bruel Gemin

“Estudos de caso: Cartographies (1993 – Ivo Mesquita Winnipeg Art Gallery); Manifesta 9: The Deep of the Modern (2012); Cuauhtémoc Medina, Belgica; VerboAmérica (2018) (Andrea Giunta y Agustín Pérez Buenos Aires Malba)”, com estudantes da disciplina de Estudos Avançados em Curadoria (UFPR).

SERVIÇO – I Seminário de Estudos Avançados em Curadoria

Datas: 31/10, das 18h30 às 21h30; 01/11; 07/11; 08/11, das 19h às 21h.
Local: Auditório do Museu Paraense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba.
Evento aberto ao público geral, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

Realização: Laboratório de Imaginário Radical do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).