Catálogo da exposição "Aos espíritos minerais", de Luana Vitra
Acesse aqui o catálogo com recursos de acessibilidade
O catálogo “Aos espíritos minerais” é um desdobramento da exposição homônima realizada no Museu Paranaense entre outubro de 2024 e março de 2025. Com desenhos e esculturas feitas em ferro, cobre, chumbo, latão e aço, a artista Luana Vitra, natural de Contagem (MG), evoca sua trajetória pessoal e as narrativas de sua família para resgatar uma história que não cessa: a de uma região e de seus incontáveis sujeitos, ambos moldados pela extração do minério.
Como resultado desse percurso, o catálogo reúne diferentes olhares e reflexões sobre a exposição de Luana Vitra no MUPA, além de perspectivas diversas acerca da trajetória, do trabalho e da poética da artista. Nele, o leitor é convidado a ver e ouvir os espíritos minerais, a reconhecer-se nas vozes que a artista alça a partir do solo e a perceber tudo aquilo que o minério tem a contar.
Explorando as linhas, movimentos, texturas e escarificações presentes na obra de Luana Vitra, onde o relevo é linguagem, o Núcleo de Design do MUPA, juntamente com a Direção Artística, desenvolveu uma tipografia exclusiva e inédita para o projeto, incorporando também texto em Braille na capa, como desdobramento natural dessa dimensão tátil do trabalho da artista. Em consonância com o compromisso do Museu em se tornar cada vez mais inclusivo, a publicação conta com recursos de acessibilidade digital, em breve disponíveis integralmente ao público, desenvolvidos em parceria com Vias Abertas e Ver com Palavras.
A versão completa do catálogo com acessibilidade será disponibilizada no primeiro semestre de 2026.


