"Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson" (1877-1954)

O trem acelerou o processo de desmatamento do Contestado. Além dos 15 quilômetros de terras de cada lado da ferrovia, que a Lumber ganhou do governo, comprou ainda uma área de 180 mil hectares de terra para cortar a madeira. Uma área, em termos de comparação, equivalente ao Parque Nacional do Iguaçu. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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O trem acelerou o processo de desmatamento do Contestado. Além dos 15 quilômetros de terras de cada lado da ferrovia, que a Lumber ganhou do governo, comprou ainda uma área de 180 mil hectares de terra para cortar a madeira. Uma área, em termos de comparação, equivalente ao Parque Nacional do Iguaçu. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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O machado e as serras dos antigos engenhos foram substituídos por equipamentos que, em poucos anos, mudaram o panorama da região do Contestado, devastando imensos pinheirais. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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O machado e as serras dos antigos engenhos foram substituídos por equipamentos que, em poucos anos, mudaram o panorama da região do Contestado, devastando imensos pinheirais. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Esta era a terra dos sertanejos do Contestado. O pinheiro servia para construir a sua casa, o paiol, as cercas. Produzia o pinhão que servia de alimento durante o inverno e também para as criações. Entre os pinheirais nascia a erva-mate, sustento do sertanejo. As serras da Lumber dominaram a região. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Esta era a terra dos sertanejos do Contestado. O pinheiro servia para construir a sua casa, o paiol, as cercas. Produzia o pinhão que servia de alimento durante o inverno e também para as criações. Entre os pinheirais nascia a erva-mate, sustento do sertanejo. As serras da Lumber dominaram a região. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Trabalhadores lançando terra e saibro em cima de Vagões-prancha para a construção de aterros na implantação da ferrovia. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Trabalhadores lançando terra e saibro em cima de Vagões-prancha para a construção de aterros na implantação da ferrovia. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Todo o processo era mecanizado. Começava com a coleta das toras dentro da mata até o transporte para dentro da serraria. Com a mecanização, todo o complexo da Lumber utilizava apenas 800 pessoas. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Todo o processo era mecanizado. Começava com a coleta das toras dentro da mata até o transporte para dentro da serraria. Com a mecanização, todo o complexo da Lumber utilizava apenas 800 pessoas. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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A mão de obra para administrar "O Colosso" era de norte- americanos e também de imigrantes que se estabeleceram na região. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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A mão de obra para administrar "O Colosso" era de norte- americanos e também de imigrantes que se estabeleceram na região. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Em Três Barras, a serraria continuou sua rotina ainda por muitos anos, ficando só na lembrança os tempos em que seus seguranças eram treinados, com armamentos, para se defender dos sertanejos que ameaçam queimar suas instalações. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Em Três Barras, a serraria continuou sua rotina ainda por muitos anos, ficando só na lembrança os tempos em que seus seguranças eram treinados, com armamentos, para se defender dos sertanejos que ameaçam queimar suas instalações. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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A madeira, além da moderna vila da Lumber, também fez crescer a cidade de Três Barras. A influência norte-americana era evidente. Havia até bar estilo americano, com seguranças da empresa vestidos como cowboys. Muitas casas daquela época ainda resistem ao tempo. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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A madeira, além da moderna vila da Lumber, também fez crescer a cidade de Três Barras. A influência norte-americana era evidente. Havia até bar estilo americano, com seguranças da empresa vestidos como cowboys. Muitas casas daquela época ainda resistem ao tempo. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Os antigos engenhos para serrar madeira foram substituídos por modernos equipamentos. As serras-fita trazidas pela empresa, de aço resistente, tinham até dois metros de diâmetro. Assim, havia condições de serrar as toras gigantescas. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Os antigos engenhos para serrar madeira foram substituídos por modernos equipamentos. As serras-fita trazidas pela empresa, de aço resistente, tinham até dois metros de diâmetro. Assim, havia condições de serrar as toras gigantescas. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Vencidos os caboclos do Contestado, a Lumber continuou na região ainda por muito tempo, exercendo influência nos meios políticos de Curitiba e Rio de Janeiro, a favor da empresa, por meio do habilidoso Percival Farquhar. Em Três Barras, o gerente estava presente em todos os atos. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Vencidos os caboclos do Contestado, a Lumber continuou na região ainda por muito tempo, exercendo influência nos meios políticos de Curitiba e Rio de Janeiro, a favor da empresa, por meio do habilidoso Percival Farquhar. Em Três Barras, o gerente estava presente em todos os atos. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Mudança de acampamento de trabalhadores ferroviários com suas famílias durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande na região do Contestado. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Mudança de acampamento de trabalhadores ferroviários com suas famílias durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande na região do Contestado. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Famílias de empregados que trabalhavam na construção da EFSPRG sendo transportados na região do Contestado, vendo-se ao fundo uma casa inteira de madeira conduzida em cima de um vagão-prancha. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Famílias de empregados que trabalhavam na construção da EFSPRG sendo transportados na região do Contestado, vendo-se ao fundo uma casa inteira de madeira conduzida em cima de um vagão-prancha. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Última foto do coronel João Gualberto, antes de partir para o Irani. Porto da União da Vitória,1912 Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Última foto do coronel João Gualberto, antes de partir para o Irani. Porto da União da Vitória,1912 Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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O cenário de uma cidade pacata, com canhões nas ruas, soldados conversando e barracas. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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O cenário de uma cidade pacata, com canhões nas ruas, soldados conversando e barracas. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Felinos de grande porte ainda eram comuns na região do Contestado. Numa das cartas para sua irmã que ficou na Suécia ele escreveu que os "tigres" do Brasil não eram listrados mas pintados. Era o olhar de um estrangeiro de tantas coisas novas que via nas suas viagens. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Felinos de grande porte ainda eram comuns na região do Contestado. Numa das cartas para sua irmã que ficou na Suécia ele escreveu que os "tigres" do Brasil não eram listrados mas pintados. Era o olhar de um estrangeiro de tantas coisas novas que via nas suas viagens. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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A fé estava arraigada no povo do Contestado. Em tempos de guerra, denominaram suas forças de Exército Encantado de São Sebastião. Mesmo na ausência dos monges, eles celebravam rituais cristãos, principalmente procissões. A fé na volta à monarquia se deve ao fato de que as mudanças republicanas trouxeram aflição para os sertanejos. Na República, as terras devolutas passaram da União para os Estados. E os fazendeiros influentes passaram a ganhar terras onde eles viviam. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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A fé estava arraigada no povo do Contestado. Em tempos de guerra, denominaram suas forças de Exército Encantado de São Sebastião. Mesmo na ausência dos monges, eles celebravam rituais cristãos, principalmente procissões. A fé na volta à monarquia se deve ao fato de que as mudanças republicanas trouxeram aflição para os sertanejos. Na República, as terras devolutas passaram da União para os Estados. E os fazendeiros influentes passaram a ganhar terras onde eles viviam. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Guerra do Contestado, Forças legais defendendo a Serraria Lumber, em Três Barras, 1912 / 1916 A Lumber fez barricadas para proteger a maior fábrica da América do Sul contra os sertanejos. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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Guerra do Contestado, Forças legais defendendo a Serraria Lumber, em Três Barras, 1912 / 1916 A Lumber fez barricadas para proteger a maior fábrica da América do Sul contra os sertanejos. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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"Fanáticos" após a rendição – Canoinhas – Janeiro de 1915 Ao lado de alguns sertanejos, famílias de índios da região. Estes também seriam os que lutavam contra as forças do Exército na versão oficial. Os índios, bem antes do Contestado, atacavam os colonos brancos para proteger as suas terras. Os bugreiros saiam em expedições à caça deles. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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"Fanáticos" após a rendição – Canoinhas – Janeiro de 1915 Ao lado de alguns sertanejos, famílias de índios da região. Estes também seriam os que lutavam contra as forças do Exército na versão oficial. Os índios, bem antes do Contestado, atacavam os colonos brancos para proteger as suas terras. Os bugreiros saiam em expedições à caça deles. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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Alemãozinho negociou bem a sua rendição e de sua companheira Chica Pelega. Com o final da guerra teriam se mudado para o Rio de Janeiro. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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Alemãozinho negociou bem a sua rendição e de sua companheira Chica Pelega. Com o final da guerra teriam se mudado para o Rio de Janeiro. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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Os valentões de Três Barras. Plínio Weinhardt, segundo sentado da esquerda para a direita; ao centro, José Cupertino com a cuia; Alfredo Becker, sentado à direita com a Winchester; e Francisco Pacheco. Os valentões em pose para Jansson. Desta vez, em trajes hoje considerados gaúchos, mas que na época eram comuns no Paraná. Há citações dessas indumentárias já no início do século XIX e, em 1854, o primeiro presidente do Paraná, Zacarias Vasconcelos, as descrevia ao citar que muitos levavam armas debaixo delas até para ir à Catedral. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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Os valentões de Três Barras. Plínio Weinhardt, segundo sentado da esquerda para a direita; ao centro, José Cupertino com a cuia; Alfredo Becker, sentado à direita com a Winchester; e Francisco Pacheco. Os valentões em pose para Jansson. Desta vez, em trajes hoje considerados gaúchos, mas que na época eram comuns no Paraná. Há citações dessas indumentárias já no início do século XIX e, em 1854, o primeiro presidente do Paraná, Zacarias Vasconcelos, as descrevia ao citar que muitos levavam armas debaixo delas até para ir à Catedral. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Alguns fazendeiros com moradores da região. O sertanejo vivia em precárias condições, esquecido praticamente pelos governos. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
Foto: Claro Jansson
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Alguns fazendeiros com moradores da região. O sertanejo vivia em precárias condições, esquecido praticamente pelos governos. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Na foto, o churrasco oferecido aos vencidos, que nos últimos dias, em seus redutos, chegaram a comer couro, pois além das doenças a fome assolava. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Na foto, o churrasco oferecido aos vencidos, que nos últimos dias, em seus redutos, chegaram a comer couro, pois além das doenças a fome assolava. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Guerra com música, em Ouro Verde, 1917 Sertanejos, com suas armas, violão e sanfona, posam para Claro Jansson. Esta foto é uma das mais usadas em livros e publicações sobre o Contestado. Mas poucos dão o crédito para o seu autor. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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Guerra com música, em Ouro Verde, 1917 Sertanejos, com suas armas, violão e sanfona, posam para Claro Jansson. Esta foto é uma das mais usadas em livros e publicações sobre o Contestado. Mas poucos dão o crédito para o seu autor. Imagem presente no livro Revelando o Contestado: imagens do mais sangrento conflito social do Brasil nas lentes do sueco Claro Jansson (1877-1954)
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