14ª Primavera dos Museus: MUPA oferece palestras virtuais quarta e na quinta-feira 23/09/2020 - 12:00

O Museu Paranaense (MUPA) inicia hoje (23) sua participação na 14ª Primavera dos Museus com duas palestras com especialistas em tecnologia digital e sua utilização no mundo artístico e na área da cultura.

As apresentações são gravadas e abertas para visualização do público em geral. A primeira deles, que acontece hoje, às 18 horas, intitula-se “A linguagem visual das exposições digitalizadas” e é coordenada pela museóloga Mariana Hartenthal.

Já na quinta-feira (24), também às 18 horas, o tema abordado será “Museus, cultura digital e tecnologias”, com a artista, pesquisadora e professora Denise Bandeira. As palestras serão disponibilizadas nas páginas do Instagram e do Facebook do MUPA.

Tecnologia

Na primeira apresentação, Mariana Hartenthal discutirá o processo de digitalização de exposições físicas, tema em evidência devido à pandemia, que obrigou os museus a fecharem suas portas. A pesquisadora debate, também, o uso do Google Arts and Culture, ferramenta que popularizou o formato de “tour virtual”, e também irá analisar o impacto das tecnologias que deram origem à plataforma.

Consumo

Em “A linguagem visual das exposições digitalizadas”, a a professora e pesquisadora Denise Bandeira vai abordar como as instituições museológicas poderão atuar em sintonia ou não com as práticas cotidianas do consumo digital de uso de tecnologias pelas suas audiências. Também serão discutidas as tecnologias digitais na produção cultural e os programas e estratégias digitais, em ações de curadoria, na gestão de coleções ou para a disseminação dos acervos de instituições culturais.

Primavera

A Primavera dos Museus é uma ação coordenada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para unir instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

Em 2020, a Primavera dos Museus chega à sua 14ª edição e conta com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”. As atividades promovidas pelos espaços acontecerão de 21 a 27 de setembro e incluem exposições virtuais, visitas guiadas de maneira online, lives, palestras e oficinas. A programação é  gratuita. 

Os museus do Estado que participam da ação são: Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Museu Paranaense (MUPA), Museu Oscar Niemeyer (MON) e Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), em ação conjunta com o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP). A programação de cada espaço pode ser conferida nas redes sociais e no site da Secretaria de Comunicação Social e da Cultura do Paraná (SECC) ou nas redes de cada um dos espaços.

Serviço

Palestra: “A linguagem visual das exposições digitalizadas” com Mariana Hartenthal. Quarta-feira (23)
Palestra “Museus, cultura digital e tecnologias”, com Denise Bandeira. Quinta-feira (24)
Ambas podem ser acompanhadas a partir das 18 horas pela página do Facebook do MUPA (fb/museuparanaense) ou pelo Instagram da instituição (@museuparanaense)