160 anos da emancipação política do Paraná 12/12/2013 - 14:10

160 anos de Emancipação política do Paraná

O Museu Paranaense exibe, na passagem dos 160 anos de Emancipação Política do Paraná, a mostra sobre as comemorações e festejos em torno da elevação à província da então 5ª Comarca de São Paulo.

Estão aqui retratados quatro momentos históricos: 1853, o ano da Lei Imperial que elevou oficialmente a província do Paraná; 1903, cinquentenário de emancipação marcado pela Exposição Agrícola; 1953, na comemoração do centenário, com uma série de obras do governo Bento Munhoz da Rocha Netto; e 2003, no sesquicentenário, cujas comemorações remeteram à nostalgia do processo de emancipação. Estes momentos tiveram em comum a busca da construção de uma identidade paranaense de projeção regional e nacional, seja para inspirar um sentimento de pertencimento aos próprios paranaenses ou para projetar o estado e a capital Curitiba no cenário político-territorial brasileiro.

Emancipação Política160 anos daEmancipação Política do Paraná

Mais imagens da exposição.

Abertura: 19 de dezembro de 2013
Local: Museu Paranaense