Abertura de Exposição "Negra Curitiba" 16/11/2015 - 13:30

Negra Curitiba
A exposição traz imagens da Curitiba negra na visão da fotógrafa Socorro Araújo, em espaços historicamente ligados às mulheres negras em nossa cidade, relacionando imagens de pinturas de populações negras no século XIX.

O ensaio fotográfico Negra Curitiba, a partir de fotos que retratam cenas evoca a força e riqueza histórica e social do trabalho e das tradições da cultura negra, já retratada historicamente nas pinturas de Debret na primeira metade do século XIX.
A superposição das imagens fotográficas e das pinturas com cores e texturas demonstra que, sob condições históricas, sociais e econômicas diversas, sobrevivem valores e tradições culturais.
As imagens que compõem este ensaio, na concepção da fotógrafa Socorro Araújo, buscam dar visibilidade às tradições afrobrasileiras e o seu empoderamento no Estado do Paraná, contribuindo para a conscientização da população com vistas ao reconhecimento e fortalecimento das características socioculturais e à preservação de seus valores étnicos.

Exposição "Negra Curitiba"
Abertura: 17 de novembro de 2015
Período expositivo: até 27 de março de 2016

Local: Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR
Horário: Terça a sexta das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.