Abertura de Exposição "Tempo de Brincar" 22/09/2015 - 15:00

Convite

Brincar é uma linguagem, uma forma de comunicação. É Brincando que a criança constrói sua criatividade, sua autonomia, aprende a interpretar e compreender sua realidade, ao mesmo tempo em que mergulha de corpo e alma em um mundo de faz de conta. O brinquedo é o instrumento de brincar, é um objeto com múltiplos sentidos que assume papéis diversos, conforme a curiosidade e o interesse da criança, e permite o compartilhamento de experiências.

Além disso, todo brinquedo carrega em si a época em que foi produzido, o mundo que o gerou, a educação que propunha, um projeto de sociedade. A história da moda e da tecnologia está registrada em bonecas e carrinhos industrializados, por exemplo, especialmente a partir do século XIX. No entanto, também os brinquedos indígenas, os de produção artesanal e as miniaturas colecionáveis são testemunhos interessantes da cultura material dedicado a infância, na sua variabilidade temporal e espacial.

Exposição “Tempo de Brincar”
Abertura: 25 de setembro às 17h
Museu Paranaense (R. Kellers, 289. São Francisco – Curitiba/PR).
Horário de visitação: De terça a sexta-feira das 9h00 às 18h00. Sábados e domingos das 10h às 16h.
Entrada franca.