Ação do MUPA aproxima arquitetos e designers do acervo do museu 02/09/2021 - 18:16

A partir do dia 05 de setembro, o Museu Paranaense promove a segunda edição do ciclo “O Campo Ampliado de Arquitetura no Acervo do MUPA”, ação que busca aproximar do museu arquitetos, designers e artistas ao levar acervo e história ao encontro da prática. Figuras centrais no debate contemporâneo de cada uma dessas áreas serão reunidas para relacionar seus respectivos trabalhos com o acervo do museu a partir de provocações colocadas pela instituição.

Essa segunda etapa do Ciclo Ampliado de Arquitetura foi intitulada “Explorando o Campo Ampliado da Arquitetura no Acervo do MUPA”. Uma vez ao mês, de setembro até dezembro de 2021, o público poderá conferir um conjunto de postagens nas redes sociais do museu com a apresentação do resultado desses encontros entre acervo e práticas de escritórios de arquitetura e design. Os conteúdos serão formados por pequenos vídeos, textos e imagens. 

“Ao nos depararmos com o passado centenário do Museu Paranaense não demoramos muito a perceber períodos marcados por uma intensa e efervescente comunicação e colaboração com instituições e pesquisadores ao redor de todo o mundo, representadas pelo detalhado acervo de cartas e correspondências presentes na coleção do museu”, pontua a diretora do MUPA, Gabriela Bettega. 

Segundo ela, o resgate desse caráter extrovertido e participativo do museu na comunidade ao seu redor foi o ponto de partida para a elaboração da continuidade da ação. “Se em um primeiro momento buscamos mergulhar no acervo do Museu Paranaense, encontrando narrativas no campo da antropologia, arqueologia, história e geologia que se relacionassem de alguma maneira com temáticas e pensamentos arquitetônicos, pensamos em realizar o caminho inverso agora, nessa segunda etapa: encontrar o museu e seu acervo em práticas contemporâneas no campo da arquitetura e do design”, afirma Gabriela. 

Abaixo você confere algumas das relações exploradas ao longo do diálogo entre a instituição e profissionais convidados:

Os trabalhos pioneiros de Reinhard Maack a respeito da Deriva Continental e o projeto e construção da Estação Antártica realizados pelo escritório curitibano Estúdio 41;

Pesquisas e coleções centenárias de exsicatas coletadas por pesquisadores do MUPA no início do século XX e experimentos científicos sobre materiais ecológicos futuristas presentes nas peças de mobiliário do estúdio FURF;

A relação entre pinturas rupestres e o design gráfico contemporâneo com suas reverberações em movimentos artísticos indígenas por meio do estúdio Pedro, Pastel & Besouro;

As indumentárias do acervo antropológico, constituintes enquanto elementos que reforçam questões ligadas à identidade cultural dos grupos e ao território, em diálogo com a pesquisa criativa de Igi Lola Ayedun;

As relações entre as formas de habitar e construir dos povos Yanomami e Xetá em diálogo com as pesquisas do arquiteto e antropólogo Thiago Benucci.

 

SERVIÇO

A ação “Explorando o Campo Ampliado da Arquitetura no Acervo do MUPA”, segunda edição do Ciclo Ampliado de Arquitetura, configura-se como um projeto especial do MUPA e terá vigência de setembro a dezembro de 2021.

Acompanhe os resultados das pesquisas e intersecções entre profissionais de arquitetura e design e o acervo do museu mensalmente nas redes sociais do MUPA:

Instagram: @museuparanaense

Facebook: /Museu Paranaense

 

GALERIA DE IMAGENS