Acervo de indumentária é fotografado em parceria com UFPR 01/08/2017 - 15:00

seecMuseu Paranaense (MP) faz parceria com o Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná para fotografar parte do acervo de indumentária. As fotos serão incorporadas ao arquivo digital do museu, além da confecção de um catálogo, previsto para 2018.

A ação é uma iniciativa da pesquisadora Caroline Muller, que vem, desde 2016, estudando a coleção de roupas íntimas da instituição. O projeto também conta com a participação de Bruna Garcia de Castro, Julia Santos, Luiza Hecke e Rafael Pereira Neves, todos estudantes do terceiro ano do curso de Design de Produto da UFPR.

A organização do catálogo será feita pelo grupo de trabalho do MP "Modos de Vestir" e pelo projeto de extensão do departamento de História da UFPR "Cultura Material e Gênero: a história das mulheres no Museu Paranaense".

O acervo de vestimentas do MP é um dos mais significativos do país. Composto por mais de mil itens, entre uniformes militares, roupas femininas, masculinas, infantis, acessórios e peças íntimas. Grande parte do material pertenceu às famílias Hauer, Meyer e Almeida, e foram doadas por sua descendente Maria Luiza de Almeida Scheleder.