Arqueóloga do Museu Paranaense realiza apoio técnico aos municípios de Fênix e Santo Inácio 19/04/2016 - 09:20

No dia 12 de abril a arqueóloga Claudia Inês Parellada e a pesquisadora Evelyn Roberta Nimmo, ambas do Museu Paranaense, foram aos municípios paranaenses de Fênix e Santo Inácio para auxiliar na organização de exposições de museus dessas cidades. No Museu Histórico de Santo Inácio abre a mostra Paraná Espanhol, no dia 19 de abril, e no dia 20, no Museu de Vila Rica, em Fênix, abre exposição permanente de arqueologia.

A primeira parada foi no Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, localizado em Fênix, onde estão situadas as ruínas da cidade colonial espanhola de Villa Rica del Espiritu Santo, que existiu entre 1589 e 1632. A área é protegida por legislação estadual desde 1948 e em 1983 tornou-se um Parque, que contém rica fauna e flora e um museu arqueológico. O museu, criado em 1990, reflete e resulta das contínuas pesquisas do Museu Paranaense desde 1956. Além da visita técnica, a equipe do MP realizou reformulação de toda a exposição do museu de Vila Rica, que tem como tema central a arqueologia. Essa exposição abre ao público no dia 20 de abril.

A segunda parada foi no município de Santo Inácio, onde foi montada a mostra Paraná Espanhol no Museu Histórico de Santo Inácio. A exposição traz detalhes históricos sobre os primeiros colonizadores da maior parte do território que atualmente configura o Paraná, ressalta as sociedades indígenas que o Império Espanhol encontrou no século 16, com sua natureza, seus habitantes e a cultura local. Exibe também parte do cotidiano das populações nativas da região, as 15 missões jesuíticas do Guairá, fundadas entre 1610 e 1631, e o trabalho intenso de padres jesuítas junto a grupos Guarani e Jê, tentando protegê-los de ataques de bandeirantes paulistas, e ministrando novos conhecimentos de construção, música e arquitetura.

Segundo Claudia Parellada, "este trabalho tem especial importância devido ao fortalecimento de ações educativas e da comunicação de dados originados por pesquisas científicas da equipe do Museu Paranaense, com a montagem de exposições com temáticas diretamente relacionadas aos municípios do interior do Paraná. São memórias coloniais reavivadas e com relação afetiva e histórica às demandas de comunidades locais".

Museu Histórico de Santo Inácio

Exposição Paraná Espanhol

Período expositivo: 19 de abril a 18 de junho de 2016

Rua Marcelino Alves de Alencar, n° 132. Santo Inácio – Paraná

Contato: (44) 3352-1222

Museu do Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo

Exposição de acervo arqueológico

Abertura: 20 de abril de 2016. Longa duração.

Estrada Porto Velho, s/n, Zona Rural. Fênix - Paraná

Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo