Artista Nina Lins vem ao MUPA para mesa de conversa seguida de oficina gratuita 11/09/2024 - 10:06

Em cartaz no Museu Paranaense com a instalação “Vênus de Milo (souvenir)”, a artista Nina Lins estará no MUPA no próximo sábado (14), às 14h, para uma mesa de conversa aberta ao público com a professora e pesquisadora Fabrícia Jordão, que assina o texto crítico da exposição. Logo após a conversa, às 16h30, a artista ministrará no museu a oficina gratuita “Souvenir gráfico”. 

O encontro pretende tensionar as interações entre arte e mercadoria nos diferentes espaços de circulação das imagens no capitalismo e, nesse contexto, como a reprodução de obra de arte pode se tornar uma imagem autônoma em um circuito próprio de consumo. Na conversa serão debatidas as relações entre valor artístico, fetiche, modernidade e colonialidade. A problematização se estende no modo em que as instituições de arte também engendram regimes de visibilidade e invisibilidade, e em que medida a construção da memória em acervos de museus e o consumo se alimentam. 

SOBRE A OFICINA - Conduzida por Nina Lins, os participantes serão convidados a escolher uma obra exposta no MUPA e propor a partir dela um souvenir gráfico em grande escala, pela impressão em estêncil, xerox e/ou serigrafia (sem gravação de tela). O foco da oficina é exercitar a construção de um comentário visual sobre a relação entre imagem e mercadoria. A atividade é gratuita e dispõe de 25 vagas, distribuídas via inscrição no link.

Este será também o último final de semana para conferir a exposição, que encerra no domingo, 15 de setembro. “Venus de Milo (souvenir)” foi a primeira exibida dentre as propostas selecionadas no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, inaugurada em junho. Na instalação, a partir de anúncios de venda online, a artista Nina Lins ressignifica a representação da escultura grega Vênus de Milo, obra icônica da Grécia Antiga pertencente ao acervo do Museu do Louvre, em Paris. A escultura é fragmentada em chaveiros de isopor, em um exercício de desgaste de códigos, como o significado da Vênus de Milo enquanto obra de arte, ideal de beleza e harmonia, e seu valor histórico e comercial. 

SOBRE AS CONVIDADAS - Nina Lins é bacharel em Artes Visuais pela ECA/USP (2019). Participa do grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, coordenado pela artista e professora Dora Longo Bahia. Em 2021, foi indicada ao Prêmio Pipa. Em seu trabalho,busca pontos de contato entre artes e design gráfico. Lida com a cópia e o desgaste de imagens icônicas dos universos artístico e gráfico, seu estatuto de mercadoria e a sua circulação em outros contextos. Desde 2021 é diretora de arte da revista seLecT_ceLesTe,designer da revista ARS (PPGAV-ECA/USP) e assistente da artista Dora Longo Bahia. Participa do projeto Firma Gráfica com Thais Suguiyama e Pedro Andrada. Participou de diversas exposições coletivas no Centro Universitário Maria Antônia (SP), Centro Cultural da Diversidade (SP), na Galeria Vermelho (SP), na Galeria Saenger (Cidade do México), entre outros.

Fabrícia Jordão é doutora e Mestre em Artes pela ECA/USP. Em 2019 recebeu o prêmio de melhor tese da CAPES (Artes). Professora  nos cursos de licencitura e bacharelado em Artes Visuais da UFPR e no Programa de Pós-Gradução em Artes Visuais da EMBAP-UNESPAR. Suas pesquisas e reflexões enfocam a relação entre arte e capitalismo na arte contemporânea. Desde 2020 coordena o Laboratório de Imaginário Radical (projeto de extensão vinculado ao DeArtes/UFPR) e integra a Red de Estudios Visuales Latinoamericanos. 

SERVIÇO - Mesa de conversa com artista Nina Lins e professora Fabrícia Jordão, seguida de oficina 

Data: sábado, 14 de setembro, às 14h 

A mesa de conversa é gratuita e não requer inscrição prévia. A oficina “Souvenir gráfico”, com Nina Lins, também é gratuita, acontece a partir das 16h30 e requer inscrição por meio de formulário. Inscreva-se aqui

Museu Paranaense - Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba.