"Culturas corporais das masculinidades" será tema de mesa de conversa no MUPA 23/07/2024 - 14:00

No próximo sábado (27), às 16h, acontece no Museu Paranaense a mesa de conversas “Culturas corporais das masculinidades”, reunindo os antropólogos Osmundo Pinho e Waldemir Rosa, o historiador Fernando Botton e o dançarino, professor e coreógrafo Khalifa Idd. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos.

Quais as afecções corporais vinculadas a determinadas identidades sociais masculinas no Brasil? Mobilizado por esse questionamento, o encontro abordará algumas dessas características, seja em termos históricos, como  a construção da subjetividade masculina na história nacional, seja em termos de sociabilidade e culturalmente localizados, como o personagem de estilo brau que ocorre na periferia de Salvador ou a representação do comportamento masculino no RAP nacional.

Logo em seguida, Khalifa Idd apresenta “Passinho CRIAção”, uma demonstração breve de dança, que combina estilos do passinho, trazendo referências ancestrais como capoeira e pagode, e mostrando como elas se conectam com o tempo presente.

O evento compõe a programação do Programa Público “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, projeto experimental e bienal do museu que neste ano acontece entre os meses de maio e agosto. Em sua segunda edição, o Programa Público convida os visitantes a refletirem sobre as linguagens transversais do corpo.

Fernando Botton é doutor em História pela UFPR, pós-doutor em História e Regiões pela Unicentro e professor e coordenador adjunto da pós-graduação em Ensino de História na Uespi. É coordenador-geral do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Gênero - GRUPEHCGE (Uespi-Teresina/CNPq), no qual lidera a linha intitulada Masculinidade e Política. Há 17 anos pesquisa, orienta e leciona sobre temáticas relacionadas a Gênero, Subjetividade e corporalidade masculina.

Osmundo Pinho é natural de Salvador e antropólogo, bolsista de Produtividade CNPq 2 e doutor em Ciências Sociais (Unicamp). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Recôncavo da Bahia em Cachoeira e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia em Salvador.

Foi pesquisador visitante no African and African Diaspora Department Studies da Universidade do Texas em Austin (2014) e Richard E. Greenleaf Fellow na Latinoamerican Library da Universidade de Tulane em Nova Orleans (2020). É autor de “Cativeiro: Antinegritude e Ancestralidade” (2021), além de outros livros e artigos.

Waldemir Rosa é doutor em antropologia e professor na Universidade Federal da Integração Latino-americana – Unila, concursado para o tema Diáspora Africana na América Latina e Caribe. Dedica-se aos temas das relações raciais, relações de gênero com enfoque na masculinidade, educação, epistemologias afrodiaspóricas e antropologia urbana.

Serviço:

"Culturas corporais das masculinidades"

Mesa de conversa com os antropólogos Osmundo Pinho e Waldemir Rosa, o historiador Fernando Botton, e o dançarino, professor e coreógrafo Khalifa Idd

Data: sábado, 27 de julho, às 16h

Entrada gratuita

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

GALERIA DE IMAGENS