Documentação sobre povo Xetá vira livro; lançamento será nesta quarta, no Museu Paranaense
21/11/2022 - 15:16

Com base no acervo do pesquisador José Loureiro Fernandes salvaguardado no Círculo de Estudos Bandeirantes, a professora titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Edilene Coffaci de Lima, desenvolveu uma pesquisa que resultou em uma relevante publicação para o povo Xetá e os pesquisadores desse grupo étnico.


O livro “Os Xetá no Círculo de Estudos Bandeirantes: a coleção Loureiro Fernandes”, lançado pela PUCPRESS e já disponível gratuitamente em versão digital no site da editora, terá um evento de lançamento no auditório do Museu Paranaense nesta quarta-feira (23), a partir das 18h30, com entrada gratuita. Na ocasião, além da presença da autora, haverá também a participação dos indígenas do povo Xetá Dival da Silva, Claudemir da Silva, Indiamara Paraná e Albert Paraná Costa.


Essa publicação é um importante guia de fontes sobre os Xetá, e inscreve-se em um esforço de tornar públicos os registros sobre esse povo, afirmando e atestando a história de luta e resistência dos Xetá e sua cultura. Outra intenção da autora e pesquisadora Edilene Coffaci de Lima é facilitar, com esse livro, os esforços de outros pesquisadores dedicados a esse grupo étnico, além, é claro, do interesse dos próprios Xetá.


A AUTORA – Edilene Coffaci de Lima é professora titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná. É mestre (1994) e doutora (2000) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2015 vem pesquisando com os Xetá, de língua tupi-guarani, no Paraná, especialmente dedicada à história do grupo, à formação de seus acervos, hoje distribuídos em diferentes instituições museais, e aos processos de Justiça de Transição. Colaborou na elaboração do capítulo indígena da Comissão Estadual da Verdade – Teresa Urban. Desde 2009 é pesquisadora (PQ2) do CNPq. 

SERVIÇO – Lançamento do livro “Os Xetá no Círculo de Estudos Bandeirantes: a coleção Loureiro Fernandes”, de Edilene Coffaci de Lima, com participação de Dival da Silva, Claudemir da Silva, Indiamara Paraná e Albert Paraná Costa – indígenas do povo Xetá.
Data: 23 de novembro, às 18h30, no auditório do Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba. Entrada gratuita.

Últimas Notícias