Em dezembro, MUPA abre mostra individual do artista norte-mineiro davi de jesus do nascimento 01/12/2023 - 16:53

No dia 14/12 (quinta), às 19h, será inaugurada no Museu Paranaense a mostra individual  "mau da língua", que reúne trabalhos inéditos do artista norte-mineiro davi de jesus do nascimento. Nascido em Pirapora (MG), às margens do Rio São Francisco, o artista tem se dedicado a criações que versam sobre a passagem do tempo, a memória, o humano e o orgânico. Surgem em suas obras temas como a afetividade e pertencimento em relação à vida ribeirinha, em toda a sua pluralidade de águas, gentes e terras.

Essa exposição é composta por trabalhos desenvolvidos especialmente para a ocasião, como fotografias, vídeos, esculturas, objetos, desenhos e falas, além das “águas guardadas”, “aguamentos barranqueiros”, que marcam a identidade do artista e da exposição. “mau da língua” vai ocupar a sala Lange de Morretes de dezembro de 2023 a março de 2024.

A ocupação dessa sala insere-se em um espaço que é justamente dedicado a exposições de curta e média duração, realizadas pelo Museu em parceria com outras instituições. O ambiente ultrapassa as coleções e acervo do MUPA e traz para si a presença da arte contemporânea. Isso faz parte de uma reorientação, em curso desde 2019, na qual o Museu Paranaense tem criado diálogos entre seus campos tradicionais de pesquisa (Arqueologia, Antropologia e História) e as diversas formas de arte.

SOBRE O ARTISTA -

"vivo e trabalho desde Pirapora - MG. quando nasci alevim, em 1997, no fulgor norte-mineiro, banharam-me com o mesmo nome de meu pai, Davi de Jesus do Nascimento. sou barranqueiro curimatá, arrimo de muvuca e escritor fiado. ​gerado às margens do Rio São Francisco - curso d’água de minha vida - trabalho coletando afetos da ancestralidade ribeirinha e percebendo “quase-rios’’, no árido. fui criado dentro do emboloso da cumbuca de carranqueiros, pescadores e lavadeiras. o peso de carregar o rio nas costas bebe da nascente dos primeiros sóis que chorei na vida. sustentar na cacunda a carranca tem feito eu sentir a força do vento de minha taboca envergada no seguimento da rabiola solta que desceu em espiral gongo caracol envoltório para o calcanhar direito como cobra, isca, peixe e pedra".

SERVIÇO – Exposição “mau da língua”, de davi de jesus do nascimento
Abertura: 14 de dezembro, 19h