Em outubro, MUPA sedia rodas de conversas com e para mulheres migrantes 19/10/2023 - 14:54

As violências de gênero, de classe e de raça e os desafios das experiências de migrações são alguns dos temas centrais de quatro rodas de conversas com mulheres migrantes, realizadas no Museu Paranaense ao longo do mês de outubro. Os eventos contam com a parceria da Cáritas, ONG que atua principalmente na assessoria e defesa de direitos de populações migrantes e refugiadas no Paraná.

Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público, com foco nas mulheres migrantes que tenham interesse em participar das trocas e sensibilizações. Como ponto de partida das conversas, o MUPA irá reproduzir o depoimento em vídeo de Ayla Espinoza, migrante venezuelana que narra as dificuldades que teve no seu processo de migração ao Brasil. Esse depoimento está presente na exposição “Nosso estado: vento e/em movimento”, que trata sobre identidades, memórias e territórios da cultura paranaense.

De acordo com a Cáritas, o relato de Ayala Espinoza aborda questões muito importantes, como o processo de saída, dificuldades financeiras, desafios encontrados no processo de migração e busca de novos futuros. As rodas contarão com orientação institucional sobre a violência baseada em gênero e com bate-papos com as mulheres, orientados pelas gestoras técnicas da Assessoria de Direitos Humanos de Curitiba.

PARTICIPANTES - Diferentes grupos de mulheres migrantes participarão das quatro rodas de conversa. Entre as nacionalidades estão venezuelanas, africanas, cubanas, entre outras. Os encontros acontecerão no auditório do Museu Paranaense com oferecimento de um café na varanda do museu, nas seguintes datas e horários:

17 de outubro | terça-feira - das 14h30 às 16h30
19 de outubro | quinta-feira - das 14h30 às 16h30
20 de outubro | sexta-feira - das 14h30 às 16h30
24 de outubro | terça-feira - das 14h30 às 16h30

SOBRE A CÁRITAS- A Cáritas Brasileira Regional Paraná é uma instituição do terceiro setor que, dentre outras áreas de atuação, trabalha com assessoria e defesa de direitos de populações migrantes e refugiadas no estado do Paraná. A Cáritas, com apoio de agências internacionais como a ACNUR e a OIM, também fomenta ações que discutem a violência baseada em gênero nos espaços de convivência de mulheres migrantes.

A escolha da Cáritas pelo MUPA como sede dos encontros se deu para trazer o debate a um espaço muito rico em discussões acerca de memória, identidades e pertencimento. Para a ONG, essa ação também será importante para contribuir com que mais mulheres migrantes conheçam mais de perto as narrativas que compõem a história do Paraná, assim como perceber que elas mesmas também fazem parte dessa história.

SERVIÇO - Rodas de conversa com mulheres migrantes no MUPA

Organização: Cáritas Brasileira Regional Paraná
Parceria e espaço: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba). Entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Apoio: Cáritas Curitiba, Assessoria de Direitos Humanos de Curitiba

17 de outubro | terça-feira - das 14h30 às 16h30