Em setembro, o MUPA celebra 147 anos e integra 17ª Primavera dos Museus; confira a programação completa 15/09/2023 - 11:58

A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com a chegada da estação. Nela, os museus brasileiros elaboram programações voltadas para o tema de cada edição, com o objetivo de valorizar as instituições e promover diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Neste ano, o tema da edição é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, uma oportunidade para refletirmos sobre a construção da democracia e de seus agentes. O Museu Paranaense, além de estar junto desse movimento, comemora no dia 25 de setembro 147 anos de existência, e por isso preparou uma programação especial entre os dias 22 e 24 de setembro. O MUPA é a terceira instituição museal pública mais antiga de todo o Brasil. 

"A participação do MUPA nesta edição da Primavera dos Museus é especialmente celebrativa, pois em 2023 o Museu comemora 147 anos de fundação”, afirma a diretora Gabriela Bettega. “Com quase um século e meio de existência, o MUPA se reafirma como uma instituição centenária que não está presa ao passado, porque reflete sobre o presente e pensa o futuro”. 

Segundo ela, a atual gestão ampliou a abertura do Museu ao diálogo e presença de comunidades plurais que vivenciam esse espaço, que é público, e deve ser cada vez mais um instrumento democrático - diretriz que está em total coesão com a temática da 17ª Primavera dos Museus. 

Confira abaixo a programação completa, totalmente gratuita e aberta a todos os públicos: 

Mediação – Na sexta (22), das 19h às 20h, acontece uma mediação para o público adulto por duas exposições: “Mejtere: histórias recontadas” e “Ante ecos e ocos”, as duas fruto de processos de curadoria compartilhada entre o MUPA e a comunidade. A primeira foca na representação de populações e indivíduos indígenas, enquanto a segunda é centrada nas identidades e tensionamentos levantados por múltiplos agentes afro-paranaenses. 
Inscreva-se aqui. 

Ação Educativa – A ação educativa integra a programação da 17ª Primavera dos Museus e lançará “Ante ecos e ocos” para público infantil, neste sábado (23), das 10h às 12h. A exposição “Ante ecos e ocos” tem por objetivo questionar a presença e o apagamento da população negra na construção da história do Paraná. Assim, a ação educativa prevê um espaço de diálogo e desconstrução de narrativas abarcadas por essa temática. Personalidades negras e questões de resistência serão abordadas em profundidade e para além da exposição, de forma lúdica e didática, visando à adequação ao público infantil. 
Inscreva-se aqui. 

Mesa de conversa – No final da tarde de sábado (23), das 16h às 17h, os convidados Kunta Leonardo da Cruz e Lucí A Guerra discutem sobre onde estão os testemunhos de resistência e a produção de memórias por pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas dentro de instituições museais. Na conversa atravessada pela trajetória singular e subjetiva de cada um dos artistas e pesquisadores serão abordadas questões referentes a processos de escuta, revisão e reparação por parte de museus, considerando os diferentes sistemas de reconhecimento, valorização, protagonismo e produção das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas em espaços promotores da memória, da cultura e das artes.

Exposição do III Edital de ocupação do espaço Vitrine – A abertura será no domingo (24), a partir das 11h, último dia de programação conjunta entre a Primavera dos Museus e o Aniversário do MUPA. O Museu receberá a artista Luana Navarro no Espaço Vitrine, inaugurando a instalação “PROCUREM-SE”.


SERVIÇO- 17ª Primavera dos Museus no MUPA
De 22 a 24 de setembro no Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba. 
Entrada gratuita. 

Acompanhe as novidades pelo perfil de Instagram do @museuparanaense e fique por dentro.